17 de February de 2021 7 temperos básicos para fritar carne suína

7 temperos básicos para fritar carne suína

O tempero certo para carne suína ressalta o sabor do corte, deixa a peça com uma textura mais suculenta e o prato com sabor marcante, mesmo que o acompanhamento seja mais simples, como um arroz e uma saladinha.  

Para você preparar uma carne suína maravilhosa e de um jeito super prático, mesmo nos dias mais exaustivos, em que a vontade de caprichar na cozinha simplesmente desaparece, um dos preparos mais fáceis é fritar um delicioso corte suíno. O resultado é uma refeição rápida, sem abrir mão do sabor.

Mas fica a pergunta: qual é o tempero ideal para realçar o sabor da carne?

Confira a seguir 7 temperos para fazer carne suína frita:

1. Tempero simples com pimenta-do-reino 

Se você é uma pessoa que ama demais da conta apreciar o sabor do corte suíno e não é fã de muitos temperos, a pimenta-do-reino é indispensável no seu dia a dia. Você só vai precisar ter sempre por perto os seguintes ingredientes:

– Sal a gosto 
– Pimenta-do-reino
– Azeite

Esse trio é tudo a gosto, tá bom?  

Ahh, é importante ressaltar que muitos chefes de cozinha não usam alho no preparo do corte na frigideira, pois ele acaba grudando na panela e pode interferir no sabor deixando o corte com um gosto amargo.

No entanto, muitas pessoas usam o alho na marinada ou na hora de fazer aquela mistura com manteiga na frigideira, para regar o corte e deixá-lo mais fritinho e suculento.

Então, vai da sua preferência adicionar o alho ou não, combinado?  

Outro truque que vai deixar seu bife muuuito delicioso, com aquele toque especial de preparo de chefe, é comprar pimenta em grãos e moer somente na hora que estiver temperando o corte.

Isso porque a pimenta em pó, que encontramos facilmente no mercado, perde parte do sabor do condimento, não conseguindo realçar tanto o sabor do corte. Guarda essa dica, viu?

2. Tempero com manteiga, alho e tomilho 

Esse tempero é um clássico que vem direto dos preparos de carne mais saborosos da culinária francesa. Ele é simples, fácil de fazer e garante um sabor único, além de muita, muita suculência para o corte suíno frito. 

O segredo para ter esse sabor sempre nas suas refeições é não esquecer de colocar na lista de compras: tomilho, manteiga, alho e pimenta-do-reino. Você vai precisar dos seguintes itens: 

Ingredientes:
– 1 colher de manteiga
– 1 dente de alho
– Folhas de tomilho a gosto 
– Sal
– Azeite   
– Pimenta-do-reino

Você vai aplicar esses temperos em duas etapas. Confira a seguir: 

Modo de preparo:
1. Tempere a peça de carne suína com sal e pimenta-do-reino a gosto. Depois, sele os dois lados do corte na frigideira.

2. Amasse o alho com a mão, acrescente a manteiga e as folhas de tomilho. Use essa mistura para regar o corte, fritando melhor dos dois lados.

3. Dê aquela fritadinha no corte com a mistura e regue a peça com esse molho usando uma colher, até a carne chegar no ponto ideal. Ela vai ficar ainda mais suculenta e saborizada.

Você também pode adicionar um pedaço de casca de laranja no molho que vai na frigideira, para deixar o resultado mais cítrico e especial. Ai ai, dá até para imaginar o sabor desse resultado. 🤤

Aposte muito nesse preparo, pois ele é simples e deixa qualquer carne suína frita uma delícia. Use para bifes de lombo, sobrepaleta, picanha, filé mignon… Você vai amar cada pedacinho do corte, vai por mim!

3. Tempero com limão  

Limão é algo que você precisa ter em casa sempre que desejar preparar um corte de carne suína apetitoso. Fazer uma misturinha simples de temperos com ele é rápido demais. Veja só!

Ingredientes:
– Suco de 1 limão
– ½ colher de alho 
– Lemon pepper a gosto
– Sal a gosto
– Azeite 

Misture os ingredientes em uma travessa e mergulhe os cortes no molho. Deixe marinando por um bom tempo e #partiufrigideira. 😄🥘  

4. Tempero com alecrim 

Assim como o tomilho, é super interessante temperar a carne suína com alecrim. O tempero vai deixar o prato ainda mais delicioso e aromático. Para preparar essa mistura de sabor, você vai precisar:
 
Ingredientes:
– 2 dentes de alho picados
– Alecrim a gosto
– Pimenta-do-reino a gosto
– Suco de 1 limão
– Azeite

Modo de preparo:
Faça a mistura dos ingredientes em um recipiente e mergulhe os bifes de carne suína neste molho. Depois é só iniciar a fritura! 😉

5. Tempero com vinagre, páprica picante e orégano

Aqui, o vinagre, a páprica e o orégano entram na mistura básica que já apresentamos anteriormente para proporcionar um sabor diferente. Você também vai precisar de mostarda e pimenta-do-reino. Confira:

Ingredientes:
– 5 colheres de vinagre 
– 1 colher de azeite
– 1 colher de mostarda 
– Páprica picante a gosto
– Pimenta-do-reino a gosto
– Orégano a gosto 
– Sal a gosto

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e envolva bem a carne no preparo para pegar bastante gosto.

6. Tempero com shoyu  

Outra sugestão para variar o resultado final do preparo da carne, é usar shoyu ou molho inglês. É um ingrediente que harmoniza bem com a carne suína, deixando-a com um gostinho ainda mais irresistível. 

Aqui, a dica é não usar sal para não correr o risco de deixar o preparo muito salgado.

Ingredientes:
– Suco de 1 limão
– 1 colher de shoyu
– 1 colher de mostarda
– Pimenta-do-reino a gosto
– Alho picado a gosto

Modo de preparo:
Combine os ingredientes e veja se a mistura está salgada ou se precisa de mais um pitada de sal. Em um recipiente, despeje o líquido sobre os cortes de carne suína, em seguida, reserve por alguns minutos e leve para fritar.

7. Tempero de vinagre branco, com mostarda e raspas de limão  

Esse é um tempero mais marcante. O preparo é feito em uma panela e, além do vinagre branco, a mistura também combina raspas de limão e mostarda.

Para quebrar um pouco da acidez, a dica aqui é acrescentar uma pitada de açúcar na combinação dos ingredientes.

Ingredientes:
– 1 colher de manteiga
– Suco de 1 limão
– 4 colheres de azeite de oliva
– 4 colheres vinagre branco
– 1 dente de alho amassado
– 1 colher de raspas de limão
– 2 colheres de mostarda
– 1 colher de sal
– ½ colher de pimenta-do-reino
– 1 colher de açúcar

Modo de preparo:
Frite a carne e aplique a mistura no corte, levantando fervura e regando a peça na frigideira até chegar ao ponto desejado. 

Ahh, todas misturas de temperos que você mergulha os cortes para marinar por alguns minutos também servem para preparar o corte na Airfryer.   

Também é importante ressaltar que a quantidade de ingredientes para cada tempero varia de acordo com a quantidade de carne que você vai preparar.

Nessas dicas, tomamos como base 1kg de carne suína para as receitas, mas se for 4kg, por exemplo, vai muito mais alho, manteiga, limão… Tá bom?

Você também pode gostar de: 
3 temperos especiais para carne suína
3 marinadas fáceis para a carne suína
6 tipos de molhos para a carne suína

Agora que você já aprendeu essa super variedade de temperos, capazes de deixar qualquer carne suína frita maravilhosa, vale conferir algumas dicas para não errar a forma de preparo e garantir aquele resultado de chef de cozinha, sabe? Então, vem com a gente:  

9 dicas essenciais para fritar carne suína 

1. Tire o bife com antecedência da geladeira e deixe ele quase em temperatura ambiente. Isso ajuda na hora de grelhar a carne, além de formar aquela crosta homogênea e deliciosa ao redor do corte.

2. Quanto mais fino o fundo da frigideira, maior é a chance de esfumaçar e interferir no sabor do corte. A frigideira de ferro mantém mais a temperatura e dá aquela coladinha da carne na panela, formando uma crostinha importante para deixar a carne mais caramelizada no fundo. O resultado é uma boa e saborosa fritura, nham!

3. Coloque a carne com cuidado na frigideira e mexa apenas com uma espátula, dando uma leve pressionada, para que toda a carne entre em contato com o fundo da panela. Depois, mexa só na hora de virar o corte.

4. O grande segredo para evitar que a carne fique seca e esturricada é não ficar mexendo o corte e fritar por muito tempo.

5. Existe o tempo certo de virar a carne. Então, com a mesma espátula dê uma leve levantadinha no corte. Se a carne estiver dourada, já pode virar a peça.

6. Jamais use um garfo para virar a carne, pois o utensílio vai furar a carne e os sucos vão todos sair. Assim a peça perde a suculência e a maciez do corte vai embora.

7. Depois de dourar os dois lados, se o corte for grosso e tiver aquela gordura lateral, vire a carne e toste a gordura lateral. Se o corte for fininho, não é necessário fazer isso.

8. Use os molhos que apresentamos para ir regando o corte, em fogo médio para alto, assim a carne vai caramelizando e cozinhando ao mesmo tempo.

9. Após fritar o bife de carne suína, deixe descansar por 3 ou 4 minutos, para que os sucos da carne se encontrem dentro do corte. E, finalmente, sirva!

Bom, essas foram as super dicas de hoje para preparar bifes de carne suína impressionantemente suculentos e cheios de sabor.

Se você também tem um segredo de chef, conta aqui embaixo pra gente! 👇

E depois siga as nossas redes sociais: Instagram, LinkedIn e Facebook, para não perder nenhuma dica cheia de sabor como essas.

Até a próxima publicação aqui no blog! 👋😉 

Fontes: Receitaria, Santa Massa, Casa e Jardim, Mohamad Hindi

Comentários

Você também vai gostar das publicações abaixo: