29 de outubro de 2021 Como fazer uma tábua de frios econômica para receber amigos

Como fazer uma tábua de frios econômica para receber amigos

tábua de frios econômica

Chega essa época do ano os dias ficam mais longos e as noites ficam mais quentes, agradáveis e perfeitas para marcar um reencontro com os amigos e com os parentes para descontrair.

Em momentos assim, a tábua de frios é um preparo prático e cheio de sabor para acompanhar o bate-papo e as boas risadas.

Ela apresenta um mix de frios, como salames, presuntos, queijos, frutas, geléias e patês, sendo uma opção versátil para servir em diferentes ambientes da casa e que substitui desde a entrada até a sobremesa.

Mas muita gente deixa de preparar essa combinação de delícias e de inovar ao receber os amigos, pois acha que é um preparo caro e que no final das contas não valerá o investimento. 

O post de hoje é para provar o contrário: você pode preparar uma tábua de frios saborosa gastando pouco! Confira as dicas: 

Como montar uma tábua de frios?

Como o próprio nome sugere, esse prato é composto por comidas que não precisam de preparos e que podem ser degustados em temperatura ambiente. 

Dessa forma, é possível pensar em várias opções, mas para te ajudar, separei os ingredientes em grupos de alimentos que você deve considerar na hora de montar a sua tábua!

Dica importante: se você optou por um embutido mais salgado, a próxima escolha deve ser uma opção de queijo mais suave e vice-versa. Assim você consegue equilibrar a intensidade dos sabores.  

Depois de dar um check nos itens que combinam muito bem com a tábua de frios, vamos às dicas para montar uma versão econômica, mas não menos deliciosa! 

5 alimentos: tábua de frios simples e barata

O segredo para economizar é verificar os alimentos que você já tem em casa e que podem combinar muito bem com a montagem final da sua tábua de frios. 

A sua bandeja pode ser menos complicada do que você imagina. Um bom exercício é pensar sempre em cinco itens simples e saborosos e que a maioria deles você já costuma ter em casa.  

Apenas com salame, queijo, amendoim, torradinha e geleia, por exemplo, já é o suficiente para você servir uma deliciosa bandeja aos seus convidados.  

Essa é uma base para montar a sua combinação, mas você não precisa ficar presa a ela. É muito comum preparar bandejas com cenoura cortada em cubos, tomate cereja, entre outros itens. O mesmo acontece com as frutas. A escolha dos itens vai de gosto mesmo.  

O embutido que não pode faltar na tábua de frios? 

O salame! Com sabor marcante, é ele que vai deixar a sua tábua de frios especial. Esse é um dos itens que se você não tiver em casa, vale a pena investir. 

Só de lembrar dessa delícia vem junto a sensação boa de um momento de descontração, sem contar que é de dar água na boca. 

A dica é tirar o salame da embalagem e colocá-lo de uma forma mais solta na tábua. Também dá para dobrar as rodelas ao meio, duas vezes, e colocar uma encostada na outra. Elas ficam parecendo uma pétala.

Se você comprar o salame inteiro, não tem problema. Corte em fatias e distribua em uma fileira pela tábua. E você pode optar ou não por deixar uma parte inteira, com uma faca próxima para os convidados aproveitarem até o último pedacinho.  

Você pode se interessar por:

Salames artesanais Alegra são zero lactose


Se você tiver em casa, colocar
presunto defumado vai adicionar variedade na montagem. Se for em fatias, você pode montá-los em forma de rolinhos. Agora, se você tem esses frios em pedaços, você pode cortar em cubos. 

Qual queijo escolher para uma tábua de frios econômica?

Não precisa investir em um queijo caro. Você pode escolher o queijo manteiga, por exemplo. Ele é tão saboroso que faz sucesso com todo mundo com ou sem acompanhamento.  

Se você comprou o queijo em pedaço, a dica é cortá-lo ao meio. Um lado você deixa inteiro, no formato de um triângulo, e o outro lado você corta em cubos para espalhar na tábua. Isso vai dar todo o charme da apresentação. 

Mas você também pode fazer o mesmo com o queijo muçarela, que é o mais comum de ter em casa. Se o seu queijo é em fatias, você pode fazer a montagem clássica dos rolinhos. Para deixar mais delicado, a dica é cortar a fatia ao meio e fazer rolinhos menores.  

Entre as opções do dia a dia, também vale oferecer o queijo ricota. Agora, se você quer investir, o brie é uma escolha fácil de harmonizar com os outros itens e garante uma experiência saborosa.   

Complementos baratos ou que você tem em casa 

Antes de pensar em ir ao mercado, novamente, dê aquela visualizada na dispensa e na geladeira.

Uma boa e bonita opção de fruta é a uva. Ela agrega em decoração, sabor, é fácil de comer, fica linda na mesa e todo mundo vai curtir. Entre os complementos em conservas, você pode apostar em azeitona.

Já do grupo das oleaginosas, o amendoim japonês é barato, fácil de encontrar e muito saboroso. Não tem erro!

Entre as opções de base, a dica para não gastar é fazer as torradinhas com pão que você já tem em casa. Prepare no dia anterior e guarde em um recipiente fechado. 

Você pode oferecê-las com uma geleia que já tem em casa ou preparar um patê de alho rápido de fazer. Eu separei uma receita para você, veja só:   

Receita de patê de alho para servir com tábua de frios

 

Foto reprodução: Tudo Gostoso.

Ingredientes

1 dente de alho
1 copo americano de leite desnatado
Óleo de soja
Sal a gosto 

Modo de preparo

  1. Coloque o leite e o dente de alho descascado no liquidificador.
  2. Aos poucos, enquanto ainda estiver batendo, adicione um fio de óleo, até formar uma pasta. 
  3. Desligue o liquidificador e reserve a mistura em uma vasilha e adicione o sal a gosto.

Além das torradas, é possível servi-lo com pãezinhos, biscoitos ou outro acompanhamento que preferir. 

Como montar uma tábua de frios bonita?

Não existem muitas regras para montar uma tábua de frios. Na hora de agrupar os alimentos, realize associações por similaridade. Por exemplo, deixe o queijo ao lado dos frios, torradinhas e bolachinhas ao lado dos itens pastosos e assim por diante.

Mas se mesmo assim você estiver inseguro, ajeitar os alimentos em fileiras vai proporcionar um visual harmônico.



Se você tiver tempo para decorar a tábua de frios, uma combinação diferente é no estilo
finger foods. O resultado deixa a apresentação ainda mais bonita.

Curtiu essas dicas? É uma versão mais simples de montar uma tábua de frios, mas fica bonito, é econômico e entrega muito sabor para os seus convidados.

Outra vantagem de montar uma tábua assim, é que é muito rápido de fazer. E se o dia estiver corrido, você pode fazer a montagem com horas de antecedência. Basta aplicar papel filme em cima da tábua e deixá-la na geladeira. 

Você também pode gostar de:  


Para mais dicas práticas e deliciosas como essa, siga as minhas redes sociais:
TikTok, Instagram e Facebook.

Até a próxima dica Alegra! 😉

Fontes: Jojó Andrade, Nestlé e Consul

Comentários

Você também vai gostar das publicações abaixo: