Sustentabilidade

Sustentabilidade ambiental

A Alegra possui uma localização estratégica, situada em um local na qual a natureza e toda a biodiversidade se encontram presentes, muitas vezes de maneira ainda intacta à exploração humana. Por isso, também cabe à Alegra o dever e o compromisso de proteger a rica vegetação, os campos nativos, a flora e a fauna presentes ao redor da planta, principalmente as que se encontram ameaçadas de extinção.

Emissões atmosféricas:

A Alegra faz o devido monitoramento de suas emissões seguindo as Resoluções SEMA 016/2014, Portaria 001/2008 da Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Paraná e Norma DIN EN 50379.

Gestão Energética​:

A planta possui sistema de reaproveitamento de emissões atmosféricas que reutiliza parte dos gases que seriam emitidos para atmosfera como combustível para condensar a amônia, utilizada em equipamentos de refrigeração. Esse sistema de absorção reaproveita cerca de 25 toneladas de gases dia o que representa uma redução de 12% no consumo de energia elétrica, sendo pioneira no Brasil no uso dessa tecnologia.

A Alegra destina diariamente a Energik, uma das marcas da Unium, 18 toneladas de resíduo sólido gerado pela produção, também chamado lodo solido biológico, para a geração de biogás no biodigestor localizado próximo a planta. A madeira utilizada nos processos vem de reaproveitamento ou de reflorestamento próprio das cooperativas.

Está ainda de acordo com todas as regulamentações da área e faz controles mensais dos consumos tanto das fontes renováveis como não-renováveis e em 2021 a Alegra conseguiu reduzir 397kWh por meio do sistema Recalfrio implementado e que aplica o princípio de refrigeração por absorção.

Gestão de resíduos​:

A Alegra produz em média 18.185,1053 toneladas de 15 diferentes tipos de resíduos, além do descarte de 1823 lâmpadas. Grande parte deles foi destinada a empresas especializadas para o tratamento de cada um dos tipos de resíduos. Através da nova instalação denominada Fábrica de Farinha e Óleo o sangue restante do processo, antes descartada, passou a virar matéria-prima na produção de ração animal.

Gestão hídrica​:

A água é um bem muito precioso e, por conta disso, a Alegra se preocupa com todo o processo de captação, utilização e reaproveitamento por essa razão a planta foi planejada para garantir a preservação das áreas mananciais próximas.

A água que abastece a unidade é captada de forma bruta em manancial superficial no rio Piraí, em Piraí do Sul, com outorga junto ao Instituto Água e Terra (IAT), do Governo do Paraná, a água captada passa por um processo de tratamento até atingir níveis de potabilidade adequados.

A água é utilizada em toda a planta e todo o efluente gerado passa pela estação de tratamento de efluentes (ETE), assegurando o cumprimento dos parâmetros legais de lançamento de resíduos líquidos. Em 2021 foram tratadas cerca de 900 mil m³ de água. Além disso, o aproveitamento da água das chuvas reduz a necessidade de captação da água dos rios. Essa economia equivale a um mês de consumo ao ano.

Reciclagem​:

Na Alegra praticamos a coleta seletiva e os insumos gerados são destinados a empresas especializadas. Em 2021 25% dos insumos gerados foram reciclados. Ainda através da empresa parceira ILOG fazemos a logística reversa de embalagens pós-consumo dessa forma 22% dos resíduos sólidos gerados pelo cliente final é reciclado.

Certificação​:

Em 2022 a Alegra se tornou a primeira empresa brasileira do ramo de alimentos a obter a Declaração Ambiental de Produto (ou EPD, do inglês, Environmental Product Declaration), oferecida pela EPD Brasil, parceira do programa internacional EPD System. A certificação é válida para dois produtos in natura, a sobrepaleta e o carré, e para outros quatro industrializados: salame, bacon em fatias, linguiça frescal para churrasco e presunto defumado.

O EPD consiste em uma Rotulagem Ambiental Tipo III, um relatório de avaliação com informações quantitativas sobre os potenciais impactos ambientais de todas as fases do ciclo de vida da cadeia produtiva que vão da produção de matéria-prima até o descarte final dos materiais.

SAC Alegra

Horário de Atendimento do SAC:
Segunda a Sexta – 7h40 às 17h

ONDE ESTAMOS

Rodovia PR 151, KM 278 – Castro/PR
CEP: 84.194-300 – Caixa Postal: 353

CONECTE-SE

Desenvolvido por Kavicki.com