02 de June de 2020 4 receitas com carne suína para aquecer o seu inverno

4 receitas com carne suína para aquecer o seu inverno

A chegada do inverno pede receitas que aquecem o corpo, o coração e alma, não é mesmo? 

Uma sopa, um caldinho, um fondue ou uma massa são ótimas opções para espantar o frio, além de serem pratos que sempre funcionam para um jantar acompanhado, que no frio tem um gostinho ainda mais especial. 

Continue lendo e confira as receitas que selecionamos para alegrar a sua cozinha nos dias de inverno!

 

COZIDO DE MANDIOCA COM BACON E TOMATE

Ingredientes:

⅓ de xícara (chá) de bacon Alegra em cubos
600g de mandioca
1 lata de tomate pelado (com o líquido)
½ pimentão vermelho
1 cebola
1 dente de alho
3 ½ xícaras (chá) de água
2 colheres (sopa) de azeite
4 ramos de salsinha
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

  1. Descasque a mandioca, lave, corte cada pedaço ao meio, no sentido do comprimento, e cada metade em 4 gomos.
  2. Pique a cebola, o alho, o pimentão e a salsinha.
  3. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, acrescente o bacon e deixe cozinhar por 2 minutos, mexendo de vez em quando, até começar a dourar. Junte a cebola, o pimentão, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Adicione o alho e refogue por apenas 1 minuto.
  4. Acrescente a mandioca e o tomate pelado (com o líquido), tempere com sal e misture bem. Regue com a água, tampe e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando, até a mandioca ficar macia e o molho encorpar. Acerte o sal e a pimenta-do-reino, misture a salsinha e sirva a seguir.

 

SOPA DE GRÃO-DE-BICO COM LINGUIÇA


Ingredientes:

200g de linguiça frescal Alegra
3 xícaras de grão-de-bico cozido
2 tomates
1 cenoura
1 talo de salsão
½ cebola
1 dente de alho
1 litro de água
½ colher (chá) de cominho em pó
1 colher (chá) de páprica
1 louro
Azeite a gosto
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:

  1. Faça o pré preparo: passe o grão-de-bico por uma peneira e deixe escorrer bem a água; numa tigela, reserve 1 xícara dos grãos para a finalização; descasque e pique fino a cebola e o alho; descasque e corte a cenoura em cubinhos; descarte as folhas e corte o talo do salsão em cubinhos; lave, seque, descarte as sementes e corte os tomates em cubinhos. 
  2. Leve ao fogo médio uma panela média para aquecer. Regue com 1 colher de azeite, junte a cebola, a cenoura e o salsão picados. Tempere com 1 colher de sal e refogue por cerca de 3 minutos, até murchar. 
  3. Acrescente o tomate e mexa bem, pressionando com a espátula, até formar uma pastinha. Junte o alho, o cominho, a páprica, a folha de louro e mexa por apenas 1 minuto para perfumar. 
  4. Adicione 2 xícaras do grão-de-bico, regue com 1 litro de água, misture e deixe cozinhar em fogo médio. Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos. Enquanto isso prepare os ingredientes para a finalização. 
  5. Leve ao fogo médio uma frigideira de preferência antiaderente. Quando aquecer regue com um fio de azeite, coloque as linguiças inteiras e junte a xícara de grão-de-bico reservado. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por cerca de 10 minutos até dourar. 
  6. Desligue o fogo, transfira as linguiças para uma tábua e corte em fatias finas. Reserve o grão-de-bico dourado na frigideira. 
  7. Passado os 20 minutos do tempo de cozimento da sopa desligue o fogo. Descarte a folha de louro e transfira a sopa para o copo do liquidificador. Bata até ficar lisa e cremosa. É importante segurar firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor do caldo abra a tampa. Sirva a seguir com a linguiça fatiada e o grão-de-bico dourado.

 

RAGU DE LINGUIÇA CALABRESA


Ingredientes:

1kg de linguiça calabresa Alegra
4 latas de tomate pelado
1 cenoura
1 talo de salsão
1 cebola
3 dentes de alho
½ xícara (chá) de vinho tinto
1 xícara (chá) de água
Azeite a gosto
1 colher (chá) de sementes de erva-doce
1 folha de louro
1 ramo de manjericão
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

  1. Retire a linguiça calabresa da geladeira e deixe em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes – ela não pode estar gelada na hora de dourar.
  2. Pique a cebola e os dentes de alho. Lave, descasque e passe a cenoura pela parte fina do ralador. Lave, descarte as folhas e corte o talo de salsão em cubinhos.
  3. Com a ponta da faca, corte apenas a pele dos gomos de linguiça e descarte. Transfira a carne para uma tigela e, com uma espátula, desmanche-a em pedaços menores – se preferir, descarte os pedaços maiores de gordura.
  4. Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres de azeite e doure a carne da linguiça em etapas – se colocar tudo ao mesmo tempo ela cozinha no vapor em vez de dourar. Deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando com a espátula para dourar por igual e poder partir a carne em pedaços menores. Transfira para uma tigela e doure o restante da carne, regando a panela com azeite a cada leva.
  5. Mantenha a panela em fogo médio, regue com mais 2 colheres de azeite e junte a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos até murchar. Acrescente a cenoura e o salsão e refogue por mais 3 minutos, raspando bem o fundo da panela para dissolver os queimadinhos. Junte o alho, as sementes de erva-doce, o louro e mexa por apenas 1 minuto para perfumar.
  6. Volte a linguiça para a panela, regue com o vinho e misture bem. Deixe cozinhar até secar. Adicione o tomate pelado (com o líquido), regue com a água e misture bem. Tempere com sal e pimenta a gosto – cuidado, pois a linguiça já é salgada – e deixe cozinhar em fogo alto até ferver.
  7. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 1 hora com a tampa entreaberta, até o molho encorpar – nos últimos 10 minutos de cozimento, acrescente o manjericão para dar sabor ao molho. Prove e ajuste o sal, sirva a seguir com polenta mole ou macarrão caseiro.

 

FONDUE DE CARNE SUÍNA


Para o molho de queijo e cebola 

Ingredientes:

½ cebola
100g de queijo parmesão ralado fino
6 colheres (sopa) de maionese caseira

Modo de preparo:

  1. Descasque e pique a cebola em pedaços médios. Coloque a cebola e o queijo ralado no liquidificador e bata por 1 minuto.
  2. Em seguida, acrescente a maionese e bata por mais 30 segundos até que formar um molho liso. Transfira o creme do liquidificador para uma molheira. Reserve.

Para a carne suína

Ingredientes:

1 kg de filé mignon suíno Alegra
Laranja a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
900ml de óleo

Modo de preparo:

  1. Corte o filé mignon suíno em cubos. Transfira para uma tigela, acrescente o suco da laranja, o sal, a pimenta-do-reino e misture. Reserve.
  2. Coloque o óleo na panela própria para fondue e leve ao fogo alto para aquecer.
  3. Acenda a chama do fogareiro (réchaud), conforme as instruções do produto.
  4. Com cuidado, retire a panela de fondue do fogão e coloque sobre o fogareiro com a chama acesa.
  5. Espete o cubo de carne com o espetinho para fondue, mergulhe a carne na panela com o óleo quente e deixe fritar até dourar. Passe a carne frita no molhinho de queijo e bom apetite!

Fonte: Panelinha.

Comentários

Você também vai gostar das publicações abaixo: