09 de July de 2020 Receita: vamos fazer pizza em casa?

Receita: vamos fazer pizza em casa?

Dia 10 de julho é um dia muuuuito especial! É uma data todinha dedicada a comida mais famosa do mundo: a pizza. E nesse ano a data cai na sexta-feira. Ou seja, quer mais motivos que esses para comemorar o dia dela e com ela? 

Ela agrada a quase todos os paladares, é prática para consumir e perfeita para comer a noite. Também tem gente que afirma que é fã de pizza fria e que gosta de comer ela assim que acorda, no café da manhã.

Não adianta! A gente precisa concordar: pizza é boa sempre e a qualquer hora!

Você pode até pedir uma. Mas a nossa proposta para você é: vamos fazer pizza em casa? Preparar a sua própria redonda é divertido, é um programa ideal para fazer com a família e é garantia de muito sabor.  

Como a data é muito especial, separamos duas opções de massa para você. Uma versão bem prática, para fazer rapidinho, e outra beeem caprichada, no estilo pizza napolitana, que levam algumas horas a mais para a massa ficar pronta. É projeto de chef de fim de semana, sabe? Então, vamos lá! 

Escolha o sabor que mais te alegra: calabresa, portuguesa ou bacon? Separe todos os ingredientes e bora fazer uma deliciosa pizza: 

Ingredientes para massa de pizza simples
– 1 ovo;
– 1 xícara (chá) de leite;
– 1 colher (sopa) de açúcar;
2 tabletes de fermento biológico (15g cada);
– 4 colheres (sopa) de azeite;
– Meio quilo de farinha de trigo;
– Uma pitada de sal. 

Modo de preparo da massa de pizza simples 

  1. Em um recipiente, misture os tabletes de fermento com o açúcar. Coloque o ovo, o leite, o azeite e misture bem. Adicione a farinha de trigo aos poucos. Por último, coloque o sal e misture até que forme uma massa homogênea, que desgrude levemente das mãos. 
  2. Em seguida, cubra o recipiente com plástico-filme e deixe crescer por cerca de 30 minutos, ou até dobrar de volume. 
  3. Abra 2 discos de espessura média com o auxílio de um rolo sobre uma superfície polvilhada com farinha, fazendo uma dobrinha nas extremidades para fazer a borda. 
  4. Coloque a massa em uma assadeira, de 35 cm de diâmetro, untada com azeite, e leve para pré-assar, por 8 minuto, em forno preaquecido a 180°C.  
  5. E para finalizar, coloque o recheio desejado e retorne ao forno para aquecer.

Massa de pizza estilo napolitana

O chef de cozinha e pizzaiolo, Jorge Mariano, dividiu com a gente o passo a passo de uma versão caseira da famosa pizza napolitana. É caseira, porque, para fazer a tradicional é necessário fazer com fermentação natural e ter um forno que alcance pelo menos a temperatura de 400 graus.
Os ingredientes a seguir rendem duas massas de pizza, confira:

Ingredientes para massa de pizza napolitana caseira

– 310g de farinha; 
– 6g de sal;
– azeite de oliva;
– 185g de água (pesados na balança);
– 1g de fermento biológico seco ou 3g de fermento biológico fresco.

Modo de preparo da massa de pizza napolitana caseira

  1. Adicione o fermento na água, em temperatura ambiente, misture e deixe descansar por 15 minutos.  
  2. Coloque a água na farinha e misture com a mão, para a farinha incorporar na água. O resultado é uma massa úmida no recipiente. 
  3. Quando estiver tudo misturado, adicione o sal. Para ajudar a dissolver o sal, coloque um pouquinho de água e misture apertando bem a massa até absorver o restinho de água que foi adicionado. E coloque para descansar.
  4. Pegue um recipiente fundo, unte com azeite de oliva, coloque a massa e cubra com filme plástico. Deixe descansar por 30 minutos em temperatura ambiente. Esse tempo é para a farinha absorver toda a água que foi adicionada.
  5. Depois, aplique um pouco de farinha na bancada. Coloque a massa, aplique um pouco de farinha em cima da massa e faça o processo da sova – empurra, puxa e vira. Não é necessário adicionar muita farinha. O segredo é ter paciência. O processo da sova dura de 10 a 15 minutos. O resultado é uma massa bem molinha e que não gruda na mão. 
  6. Em seguida, unte mais uma vez o recipiente com azeite de oliva, faça uma bola com a massa, coloque no recipiente e cubra novamente com o filme plástico. A massa deve descansar 6h em temperatura ambiente ou 12h na geladeira. 
  7. Retire a massa da bacia, faça o formato da bolinha novamente, para estruturar a massa. Unte um potinho ou um tupperware, coloque a massa e deixe descansar por 1h em temperatura ambiente e por mais 12h na geladeira. 
  8. Ao fazer sua pizza, tire a massa da geladeira de 30 minutos a 1h antes de prepará-la. E coloque o seu forno para aquecer no máximo de tudo, por pelo menos uma hora antes de colocar a pizza para assar. 
  9. Numa superfície, abra o pote com a massa, aplique um pouco de farinha na massa, vire o potinho e deixa a massa descer sozinha na base.  
  10. Caiu a massa, coloque um pouco de farinha e aperte a massa do meio para bordas, deixando no formato redondo e com as bordas mais grossinhas. A proposta é levar o ar para as bordas da pizza, abrindo a base da pizza em cima da superfície. Vire a massa, aplique mais um pouquinho de farinha e vai abrindo, deixando-a mais redonda.
  11. Quando estiver redondinha, chegou a hora de você rodar a massa nas suas mãos, ok? Faça punhos fechados e vai girando a massa devagar nas suas mãos, do meio para as bordas. 
  12. Ufaaa! Por fim, coloque a pizza na forma e bora rechear. 😉   

Para o recheio, sugerimos a quantidade, mas você pode caprichar nas camadas de queijo e nos cortes de carne suína. Para cada sabor, você vai precisar dos seguintes itens: 

Ingredientes para o recheio de pizza calabresa 

– 1/2 xícara de molho de tomate;
– 200g de presunto fatiado;
– 200g de mussarela ralada;
– 1 linguiça calabresa;
– 4 colheres de sopa de cebola ralada;
– Azeite de oliva a gosto;
– Orégano a gosto.

Ingredientes para o recheio de pizza portuguesa  

Foto: reprodução Primadeli

– 1/2 xícara de molho de tomate;
– 1 xícara de presunto picado;
– 2 xícaras de queijo mussarela ralada;
– 2 ovos cozidos e fatiados em rodelas;
– 1 tomate grande cortado em rodelas;
– 1 xícara de cebola cortada em rodelas finas;
– 3 colheres de sopa de ervilha em conserva;
– 1 xícara de azeitonas verdes ou pretas;
– Azeite de oliva a gosto. 

Ingredientes para o recheio de pizza de bacon

– 1/2 xícara de molho de tomate;
1 cebola fatiada em meias-luas finas;
– 8 fatias de bacon cortados em pedaços;
– Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
1 xícara de queijo parmesão ralado grosso;
– Azeite de oliva a gosto.

Agora, aproveite essa delícia de massa e data. 😋 Depois, siga as nossas redes sociais: Facebook e Instagram, e acompanhe mais receitas deliciosas como essas! 😉

Fonte: Nestlé.  

Comentários

Você também vai gostar das publicações abaixo: