06 de October de 2020 Quiz do Outubro Rosa: descubra se seus hábitos estão corretos

Quiz do Outubro Rosa: descubra se seus hábitos estão corretos

Chegamos no Outubro Rosa e com certeza você já ouviu falar sobre esse tema. Nesse mês de conscientização, empresas e entidades propagam informações necessárias sobre a importância do diagnóstico precoce, autocuidado e prevenção do câncer de mama. Olhar para os nossos hábitos também é um passo fundamental, que pode salvar vidas. Vamos juntos nessa luta?

Origem do Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha que acontece no mundo todo e teve início nos Estados Unidos, em 1990. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA), participa do movimento desde 2010, promovendo debates, eventos e materiais educativos sobre o tema. O laço rosa simboliza essa luta.

De fato, precisamos falar sobre o câncer de mama, que é o tumor maligno mais comum entre as mulheres. Segundo a estimativa mais recente (2018) da Organização Mundial da Saúde (OMS), 2,1 milhões de novos casos são detectados todos os anos no mundo inteiro. No Brasil, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é de mais de 66 mil novos diagnósticos por ano.

Prevenção e autocuidado: descubra como estão seus hábitos

Depois de entender mais sobre o câncer de mama, é importante parar e analisar os hábitos do seu dia a dia em relação ao autocuidado. Afinal, nem sempre é fácil reconhecer o que pode ser um fator de risco para a nossa saúde.

Faça o quiz abaixo e descubra se você está no caminho certo para a prevenção do câncer de mama:

[os-widget path=”/paprica/outubro-rosa”]

Agora que você descobriu o resultado do seu quiz, confira algumas dicas de saúde e prevenção ao câncer de mama.

Priorize a alimentação saudável e atividades físicas:

De acordo com o Ministério da Saúde, praticar atividades físicas e ter uma alimentação saudável auxilia no controle de peso corporal e obesidade, o que pode reduzir em até 28% o risco de desenvolver o câncer de mama.

Já falamos aqui no nosso blog sobre algumas vantagens de incluir a carne suína na dieta. Afinal, trata-se de um alimento com teor calórico menor que diversas outras proteínas, ideal para manutenção da saúde do nosso organismo.

Além disso, a carne suína tem baixas taxas de sódio e colesterol, é altamente rica em vitaminas do complexo B, sendo a principal fonte animal de tiamina (vitamina B1), que oferece benefícios como:

– Contribui para um fígado mais saudável
– Beneficia os olhos, pele e cabelos
– Melhora o funcionamento do sistema nervoso
– Fortalece o sistema imunológico
– Ajuda a combater o estresse

Outro diferencial importante é que a carne suína possui uma grande quantidade de potássio, mineral essencial para o controle da pressão arterial , além do zinco, fundamental para a manutenção do nosso sistema imunológico. Ambos também podem auxiliar no tratamento e prevenção do câncer. Ou seja, a carne suína é uma super aliada para a nossa saúde e bem-estar, além de ser uma opção deliciosa para deixar as refeições mais especiais.

Por esses e diversos outros motivos, integrar uma alimentação equilibrada e uma rotina de exercícios pode fazer toda a diferença na prevenção de diversas doenças. Vale contar sempre com o apoio de profissionais da área da área, para que você tenha a melhor orientação de exercícios e alimentação.

Faça o autoexame e mamografia:

O autoexame de mama é indicado para mulheres já a partir dos 20 anos e pode auxiliar no diagnóstico precoce. Mesmo assim, não exclua a mamografia e exames clínicos de rotina, ok? O diagnóstico correto só é obtido por meio deles e com a avaliação do seu médico.

O importante é nos conscientizar que manter os cuidados com a saúde e as consultas ao médico em dia são atitudes que podem diminuir o avanço de qualquer doença (ou até mesmo evitá-las).

– Clique aqui e saiba mais sobre a importância do diagnóstico precoce

O câncer de mama é uma doença grave e devemos dedicar bastante atenção aos cuidados necessários para a prevenção. Então, agora que você tem a consciência da origem da campanha e formas de prevenir, cuide da sua saúde e compartilhe esse conteúdo com mais mulheres!

Aproveite e siga a Alegra no Facebook e no Instagram para acompanhar mais dicas como essas. 🙂

Fontes: INCA, Incidência de Câncer no Brasil 2020, DocSity, Med Prev, Ministério da Saúde, Santo Remédio, Conquiste sua vida, Minha Vida.

Comentários

Você também vai gostar das publicações abaixo: