Alegra é Unium !

Da união de três grandes cooperativas, nasce uma nova holding genuinamente paranaense. Inspirada na grandeza de seus realizadores, a Unium é uma marca com cerca de 5 mil cooperados. Gente que reconhece na cooperação e no trabalho honesto o segredo para o crescimento sustentável e o aumento da competitividade do agronegócio local e global.

Fundada nos princípios da Intercooperação, a Unium é a soma de valores como pioneirismo, crença no futuro, paixão pelo trabalho e dedicação incondicional pela nossa terra. Ao todo, as cooperativas representam juntas mais de 7 bilhões em faturamento anual e uma presença de peso no mercado nacional. Somos um time que joga junto em diversos campos do agronegócio, com atividades que envolvem a produção leiteira, suinocultura, pecuária, agricultura e produção de rações e grãos, chegando em mais de 25 países.

A marca Unium representa os projetos e empresas em que as cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, atuam em parceria. Não se trata de uma fusão entre essas companhias, muito menos de uma nova empresa. Unium é uma marca pronta para os desafios do amanhã, que compartilha o crescimento com seus associados e que busca atender com excelência às demandas do mercado, oferecendo o aval de garantia, seriedade e competência das três cooperativas. A confiança do campo para sua mesa!

129 mil T. De trigo processados por ano
3,4 mi. De litros de leite processados por dia
170 mil T. Produzidas em 2019 (Industrializados, Cortes,Miúdos)
+5 mil Cooperados
7,9 bi. De faturamento em 2019

Missão

Gerar valor ao cooperado e ao mercado, com desenvolvimento sustentável da Cooperativa no agronegócio.

Visão

Ser reconhecida como a melhor cooperativa para cooperados, clientes e colaboradores, construindo as bases para o crescimento sustentável.

Proposta de Valores

Produzir e fornecer alimentos com sustentabilidade, alta qualidade, inovação, conveniência e confiança.

Valores

Valorização das pessoas, transparência, ética, comprometimento, união, liderança, criatividade, responsabilidade socioambiental, fidelidade, empreendedorismo, competência e geração de resultados.

Estrutura e Tecnologia

Uma indústria preparada

Toda a estrutura de 49,198 mil m² construidos recebe investimentos em tecnologia para oferecer as melhores condições de produção de carnes, com menos manipulação e risco mínimo de contaminação. A Alegra Foods abastece e desossa mais de 3 mil suínos ao dia e industrializa mais de 2 mil toneladas por mês, com capacidade de abate de 9 mil cabeças ao dia.

Responsabilidade corporativa

Nossos produtos são livres de contaminação, controlados pela Garantia de Qualidade e pelo Ministério da Agricultura.

Investimos em equipamentos modernos, pouca manipulação e controle de higienização rigoroso. Por isso, os produtos voltados à exportação também têm todas as certificações necessárias para atender diversos mercados ao redor do mundo.

Uma indústria humana

A Alegra emprega mais de 1.500 colaboradores diretos e envolve mais de 5 mil famílias dos Campos Gerais, fomentando o agronegócio e colaborando com o desenvolvimento da região.

Tratamos todas as pessoas com respeito e atenção, cuidando especialmente do bem-estar dos funcionários. As jornadas de trabalho são adequadas e nossos equipamentos e postos de trabalho têm ergonomia apropriada. Visamos a segurança e a qualidade de vida de todos.

É o trabalho dedicado do produtor paranaense abraçando o mundo.

Orgulhosamente produzidos no Brasil, os produtos Alegra avançam fronteiras por sua qualidade. Hoje, os alimentos são exportados para 32 países ao redor do mundo.

Sustentabilidade

Uma indústria inteligente

Sustentabilidade é o ponto-chave da nossa produção, por isso, nossos investimentos são planejados desde a concepção do projeto, garantindo economia e uso inteligente dos recursos naturais.

A planta possui sistema de reaproveitamento de emissões atmosféricas que reutiliza parte dos gases que seriam emitidos para atmosfera como combustível para condensar a amônia, utilizada    em equipamentos de refrigeração. Esse sistema de absorção reduz em 12% o consumo de energia elétrica.

A Alegra é pioneira no Brasil no uso dessa tecnologia. Além disso, o aproveitamento da água das chuvas reduz a necessidade de captação da água dos rios. Essa economia equivale a um mês de consumo ao ano.

O processo de tratamento de efluentes também é moderno e inovador, assegurando o cumprimento dos parâmetros legais de lançamento de resíduos líquidos.

Em 2019 foram tratadas 758.690 mil m³ de água.

Bem-estar animal

A qualidade dos produtos Alegra começa na moderna Unidade Produtora de Leitões, que possui um rigoroso controle higiênico.

A localização estratégica permite controlar o isolamento sanitário       e o escoamento rápido da produção.

Os animais recebem acompanhamento veterinário antes de seguirem para os produtores e são alimentados com a ração Capal, produzida em unidades próprias com tecnologia de ponta.

Os animais são transportados até a Unidade Industrial de Carnes em veículos próprios, higienizados e inspecionados a cada viagem.

O abate é acompanhado pela Unidade de Inspeção Federal, que permite que a carne seja distribuída pelo Brasil e exportada para vários países.

Bem-estar humano

Os colaboradores da Alegra trabalham em condições ideais               de ergonomia e saúde, com acompanhamento médico e segurança no trabalho. Esse cuidado inclui a atenção com a iluminação                do ambiente, o nível de ruídos e a temperatura. Os colaboradores participam de programas de integração e desenvolvimento pessoal, e possuem jornadas adequadas com intervalos para lazer                     e descanso.

Bem-estar ambiental

A Unidade Produtora de Leitões reutiliza 40% da água tratada,        que é utilizada na limpeza das canaletas de dejetos ou para irrigar fazendas. A produção de biogás aquece a água utilizada pelos funcionários, o piso da maternidade dos suínos e o ar da creche, onde ficam os leitões.

Já na Unidade Industrial de Carnes, um sistema garante a captação da água da chuva diretamente dos telhados e da pavimentação. Além disso, a planta desta Unidade foi planejada para garantir            a preservação das áreas mananciais próximas.

A madeira utilizada nos processos vem de reaproveitamento ou de reflorestamento próprio das cooperativas. A Indústria possui um sistema inteligente e inovador de utilização de energia, que reaproveita os vapores que seriam lançados na atmosfera, utilizando-os para os próprios recursos. Uma economia de até 12% em energia.

 

Acesse o Relatório de 2018

Certificações

Certificações que comprovam a qualidade dos produtos Alegra!

Experimente nossos produtos

São mais de 80 opções para você e sua família aproveitarem o melhor da carne mais consumida no mundo! Conheça nossa linha de produtos, feita especialmente para você!