09 de November de 2020 Novembro Azul: como os hábitos podem ajudar na prevenção?

Novembro Azul: como os hábitos podem ajudar na prevenção?

As campanhas de conscientização da área da saúde contribuem muito para propagar informações sobre as principais doenças que atingem a população. Nesse contexto e seguindo também a proposta do Outubro Rosa, o Novembro Azul vem para alertar os homens sobre doenças que os atingem, com ênfase na prevenção do câncer de próstata.

Atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, estima-se que podem surgir mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil em 2021. Por isso, é essencial falarmos sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer.

Origem do Novembro Azul

Certamente você já deve ter visto os lacinhos azuis nos estabelecimentos e nas redes sociais. Mas, curiosamente, a criação dessa campanha aconteceu com um grupo de australianos em 1999, que na época apelidou o movimento de “Movember”.

O nome surgiu da junção do diminutivo de moustache (bigode) com o mês de novembro em inglês. Na época, o projeto pedia aos homens para manterem seus bigodes durante o mês, a fim de atrair a atenção das pessoas para o assunto. Legal, né?

Com a propagação mundial, em 2008, o movimento chegou ao Brasil por meio do Instituto Lado a Lado pela Vida, que promoveu a divulgação de informações sobre o câncer de próstata, fatores de riscos e prevenção com diversas campanhas.

Mas, afinal, como nossos hábitos influenciam na prevenção do câncer de próstata?

Olhar para as atividades que fazem parte da nossa rotina, como a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada, é um passo fundamental e que pode salvar vidas!

Selecione abaixo algumas situações que você se identifica e descubra se você está no caminho certo para a prevenção do câncer de próstata:

Selecione abaixo algumas situações que você se identifica e descubra se você está no caminho certo para a prevenção do câncer de próstata:

 

Agora que você descobriu o resultado do seu teste, confira algumas dicas de saúde e prevenção ao câncer de próstata. 

Como prevenir o câncer de próstata?

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, incluir hábitos saudáveis e evitar a exposição a fatores de risco são essenciais para prevenção ao câncer de próstata, além de ajudar a impedir o desenvolvimento da doença. Confira algumas dicas:

Priorize uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas

A alimentação saudável ajuda muito na prevenção de diversas doenças e na manutenção do peso e gordura corporal. Ao combinar a prática de atividades físicas, o cuidado para manter a saúde em dia é potencializado e os resultados podem ser ainda melhores. 

Na dieta, procure enriquecer o consumo de frutas, verduras e legumes. Além disso, vale incluir cortes de carne suína na alimentação, pois são uma super fonte de proteína, vitaminas e nutrientes essenciais para o seu organismo. Você sabia que uma porção de 100g de lombo suíno assado, por exemplo, fornece 36g de proteína? Enquanto a mesma quantidade de coxa de frango e fraldinha, por exemplo, oferecem 15g e 24g, respectivamente.

Já falamos aqui dos benefícios nutricionais dos cortes suínos, que também são capazes de deixar a refeição ainda mais saborosa e suculenta. Que tal aproveitar e escolher a receita de hoje? 

Faça exames de rotina

Infelizmente, de acordo com uma pesquisa realizada em 2018 pelo Centro de Referência em Saúde do Homem, mais da metade dos homens só vão ao médico quando surgem sintomas graves. 

Devemos nos preocupar com esse dado, pois isso nos mostra que a saúde não têm sido tão priorizada pelo público masculino. E quando falamos em Novembro Azul e câncer de próstata, precisamos ficar atentos.

De acordo com o Ministério da Saúde, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que é essencial para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

Portanto, procure manter as visitas ao médio em dia e consultar um profissional da saúde sempre que sentir necessidade, combinado?

O Novembro Azul é uma campanha muito importante para conscientizar sobre os cuidados e prevenção do câncer de próstata. Então, aproveite as dicas e compartilhe esse conteúdo com aqueles que também merecem conferir a importância dessa luta. 😉

Aproveite e siga a Alegra no Facebook e no Instagram para acompanhar os nossos próximos posts. Já já vem novidade por aí! 

Fontes: Biblioteca Virtual em Saúde, Agência Nacional de Saúde Suplementar, Instituto Lado a Lado pela Vida, INCA, Estimativa 2020 Incidência de Câncer no Brasil, Cidade Verde, Instituto Lado a Lado pela Vida, PartMe

Comentários

Você também vai gostar das publicações abaixo: