30/03/21 Panela de pressão: saiba como usá-la de um jeito simples e com segurança

Panela de pressão: saiba como usá-la de um jeito simples e com segurança

Você pode preparar a carne suína de diferentes formas, mas se tem um jeito que é absurdamente delicioso, é fazer o corte na panela de pressão, não é mesmo? 

O resultado é um prato suculento, cheio de sabor e parece que foi preparado pela nossa mãe ou avó, com aquele gostinho especial de comida caseira que todo mundo ama. <3  

Mas se você ainda não tem a prática de fazer, confira a seguir dicas essenciais para preparar uma deliciosa receita de carne suína na famosa (e às vezes temida 👀) panela de pressão. 

Como cortar a carne suína para fazer na panela de pressão? 

Para a carne ficar bem macia, se a peça for inteira, por exemplo, é importante cortar em cubos de no máximo 5 cm. Você pode cortar em pedaços menores também, tá?

Quais temperos usar para cozinhar carne suína?

Cebola, sal, pimenta-do-reino e alho não podem faltar! Além disso, você pode adicionar outras especiarias naturais e legumes aromáticos da sua preferência ou que combinam mais com o corte que você escolheu.  

Antes de cozinhar, você precisa dourar

O segredo daquela suculência, do sabor e do molho mais consistente de uma carne suína feita na panela de pressão, é dourar os cortes ou deglacear, em alta temperatura e com pouca gordura. 

A famosa técnica de selar mantém os sucos naturais da carne, evitando perdas dos nutrientes, além de ajudar a deixar o molho mais caramelizado e muito saboroso. 

Feito isso, você pode reservar a carne, refogar a cebola e, posteriormente, outros legumes que você escolheu para seu preparo.  

Você vai levar um pouquinho mais de tempo reservando os cortes, mas vai garantir um sabor irresistível. Pode apostar! 😉

Adicione o líquido e bora fechar a tampa da panela da pressão 

Coloque todos os ingredientes na panela, adicione o líquido que deseja usar (água, molho de tomate, vinho, cerveja…). Esse líquido precisa cobrir os pedaços de carne, tá?

Depois é só fechar a tampa da panela e colocar em fogo alto. 

Quanto tempo leva para cozinhar a carne suína na panela de pressão?

Tudo depende do corte, da quantidade de carne e de líquido que você está preparando. 

Com o tempo você vai pegando o jeito direitinho. Uma dica é que assim que a panela começar a apitar, você pode colocar no fogo baixo e deixar cozinhar por mais uns 30 minutos.   

Quais cortes de carne suína eu posso fazer na panela de pressão? 

Você pode preparar uma boa variedade de carne suína na pressão para o seu cardápio do dia a dia. Entre elas estão a costelinha, pernil, sobrepaleta, lombo, picanha e filé mignon.  

Já deu para imaginar as possibilidades de pratos que dá para criar com essas delícias, né? 😍   

Se você leu as dicas até aqui e se deu conta que a sua insegurança é como enfrentar o medo de lidar com a panela de pressão, separamos um guia básico e super necessário para lidar com essa panela que é coringa na cozinha. Vem com a gente:

Dica extra: se você está começando a compreender essa panelinha maravilhosa agora, nada de ter pressa, ok? Você só precisa de paciência e prática para usá-la e preparar pratos com carne suína de dar água na boca. 🤤

Esses posts também podem te ajudar:  
9 truques para cozinhar melhor
3 marinadas fáceis para a carne suína
6 tipos de cortes de legumes e verduras
Dicas essenciais para dominar as panelas de vez

Gostou do assunto de hoje? Siga o nosso Insta e o nosso Face, porque sempre tem muitas dicas fresquinhas, práticas e deliciosas por lá! 

Até mais! 😘

Fontes: Morando Sozinho, Aqui na Cozinha, Nhac GNT

Comentários

You’l also like the posts below: