13 de agosto de 2021 Deixe o seu feijão mais gostoso com carne suína Alegra

Deixe o seu feijão mais gostoso com carne suína Alegra

O feijão é aquele alimento que não falta na despensa do brasileiro. Afinal, quem é que não gosta de um feijão bem temperadinho? Além de ser delicioso, é um alimento rico em nutrientes! Seja o Carioca, preto ou branco, todos os tipos de feijão possuem um alto valor nutricional e são capazes de prevenir várias doenças cardiovasculares, hepáticas, ósseas e coronárias. Mas na hora de cozinhá-lo, pode surgir algumas dúvidas em como deixar esse prato ainda mais saboroso. Pensando nisso, separamos algumas dicas incríveis de como prepará-lo, principalmente na hora do tempero, deixando o feijão ainda mais gostoso com carne suína Alegra. Bora aprender? 😄 

Preparando o feijão perfeito 

Feijão perfeito
Foto Reprodução: Sabor Caseiro

É importante selecionar o feijão? 

É importante sempre dar aquela olhadinha antes de colocar o feijão de molho, pois alguns pacotes podem vir com pequenas pedras no meio ou com alguns grãos danificados.

O feijão deve ficar de molho?

Essa é uma das principais dúvidas que surge na hora de começar a preparar o feijão. E sim, é bem importante deixar o feijão de molho de 8 a 12 horas antes do cozimento, inclusive essa técnica de preparação possui até um nome, anota aí: remolho. 

Deixar o feijão de remolho ajuda a acelerar o processo de cozimento do grão e contribui – e muito – para a redução daqueles gases indesejados.

Como fazer o remolho? 

Lave os grãos em água corrente e escorra. Em um recipiente, cubra os grãos com água até deixá-los totalmente submersos. A água deve ficar no dobro da altura dos grãos, pois eles incham durante a hidratação. Deixe descansar pelo tempo médio de 8 a 12 horas. Por fim, é só escorrer, lavar os grãos novamente e levar para a panela! 

Esqueceu de deixar o feijão de molho? Não tem problema! Nesse caso, você pode fazer o remolho do feijão em água quente por pelo menos uma hora. 

Como deixar o caldo do feijão mais grosso? 

Quando a gente pensa em um feijão gostoso, imaginamos um caldo mais grossinho, certo? Para deixar o seu feijão ainda mais delicioso e com uma textura mais grossa é bem simples: retire um pouco do feijão da panela, amasse bem os grãos, coloque-os na panela novamente e pronto!

Existe uma quantidade correta de água? 

A água influencia bastante no processo de cozimento do seu feijão. Por exemplo, se você colocar bastante água ele irá desmanchar com facilidade, mas se você economizar na quantidade de água, ele vai ficar mais durinho. 

A medida correta da água é: se o feijão ficou de molho antes, calcule 1 litro para cada quilo de feijão. Se o feijão não ficou de molho, coloque 2 litros de água para cada quilo. 

Qual o tempo de cozimento do feijão? 

Na panela de pressão, o cozimento do feijão é de aproximadamente 20 minutos depois que a panela começa a apitar. Nas panelas comuns, o tempo é de mais ou menos uma hora. 

Lembre-se: se o feijão ficou de molho, o tempo de cozimento é menor.

Vamos para a melhor parte: o tempero!

Essa é a parte principal, já que é isso que vai garantir aquele toque especial no seu feijão. Por isso, atenção para a dica: é importante temperar o feijão depois de cozido. 

Deixe o seu feijão saboroso com carne suína  

Claro que o alho, a cebola e o sal já garantem aquele gosto especial mas dá pra deixar o feijão ainda mais gostoso com carne suína Alegra. Veja só nossas dicas:

O clássico: Bacon 

Foto reprodução: Panelinha

Em uma panela à parte, frite cebola picadinha, alho amassado, bacon Alegra e tempere com sal. 

Para 1kg de feijão use:
1 cebola
2 dentes de alho
1 colher (sopa) de óleo ou de azeite
Bacon picado a gosto
Sal a gosto 

Veja também:
Você conhece a tradição da feijoada?
Feijão preto com paio 

Feijão gostoso com calabresa ou paio 

Seja com calabresa ou paio, um feijão com linguiça defumada é sempre uma delícia.

Para 1kg de feijão use:
1 cebola
2 dentes de alho
1 colher (sopa) de óleo ou de azeite
Linguiça Calabresa defumada Alegra a gosto
Sal a gosto

Feijão com costelinha suína 

Foto Reprodução: Receita da Vovó

A costelinha suína também é um excelente ingrediente para o seu feijão, dando aquele toque de sabor especial. 

Para 1kg use:
1 cebola
2 dentes de alho
1 colher (sopa) de óleo ou de azeite
1kg de costela suína Alegra
Sal a gosto 

Lembrando que você também pode colocar mais de um ingrediente no seu feijão e deixá-lo ainda mais incrível! Vamos relembrar o passo a passo de como fazer um feijão perfeito e saboroso? 👇

Feijão com ingredientes para feijoada 

Que tal adicionar ítens de feijoada no meio do seu feijãozinho? É super possível e vai dar aquele toque especial de sabor. Conheça todos os ingredientes para feijoada da Alegra: 

Costela Salgada
Rabo Salgado 
Pés Salgados
Orelha Salgada
Máscara Suína Salgada
Ingredientes para Feijoada e Salgados

Você gosta mais de feijoada ou churrasco? Faça o teste e descubra! 

Só de pensar em um feijão bem temperadinho já deu água na boca! 😋 Motivos são o que não faltam para comer feijão, não é mesmo? Então, já deixe os grãos de molho para preparar mais tarde, combinado? Caso tenha alguma outra dica, não deixe de compartilhar com a gente. 

Continue acompanhando nossas receitas pelo blog e não deixe de nos seguir nas redes sociais: Facebook e Instagram

Até a próxima dica!  👋😉

Fontes: Tudo Gostoso, SNA, Unimed, Coperaguas, Guia da Cozinha

Comentários

Você também vai gostar das publicações abaixo: