06 de April de 2020 Dia Mundial da Saúde: 5 dicas para manter a qualidade de vida durante a quarentena

Dia Mundial da Saúde: 5 dicas para manter a qualidade de vida durante a quarentena

De repente, todos tivemos que parar tudo e se adaptar a uma nova rotina, para proteger quem mais precisa e reduzir a curva de contaminação do COVID-19. Mas, mesmo com essa mudança, precisamos manter o corpo em movimento e a saúde em dia.  

Por isso, no Dia Mundial da Saúde (7), uma data para refletir sobre nossa qualidade de vida e para lembrar a importância de criar uma rotina mais equilibrada, separamos  5 dicas simples e essenciais para manter a sua qualidade vida neste período de quarentena. Confira a seguir:  

  1. Siga uma alimentação saudável, a carne suína pode ser uma grande aliada

Optar por comidas saudáveis influencia diretamente nos nossos níveis de energia, disposição, no controle do peso e na melhora do humor. Por isso, uma dica é ter por perto frutas e outros snacks saudáveis ajuda a evitar, quando a fome bater, o consumo de lanches rápidos, calóricos e nada saudáveis. 

Dê preferência por pratos saudáveis para manter uma alimentação balanceada, como a carne suína que pode ser uma proteína aliada a sua saúde. 

O corte é altamente recomendado na alimentação saudável por conter uma grande quantidade vitaminas, minerais e proteínas de alto valor biológico. Comparada a outras carnes, o corte suíno contém maior número de aminoácidos essenciais, menor teor de sódio e faz digestão de forma mais acelerada.

Seu consumo auxilia no combate à anemia e age fortalecendo o sistema imunológico, pois possui ferro, zinco, selênio, vitaminas A e C. Além de prevenir doenças cardiovasculares e auxiliar no crescimento das células de ossos, dentes, vasos sanguíneos, ligamentos, visão, manutenção da pele entre outros. São muitos os benefícios que receitas deliciosas com a carne suína podem trazer a sua rotina.

Outra dica importante é comer bem e com calma, mastigando os alimentos à vontade. Comer sempre com pressa não é nada bom. Faz a qualidade da nossa alimentação despencar, atrapalha o processo digestivo e pode comprometer a saúde do estômago.

  1. Dormir entre 6 e 8 horas de sono é ideal para a saúde 

Tem gente que dorme apenas 4 horas por noite e afirma ter disposição para encarar um dia cheio. Um hábito que não é nada saudável e que pode trazer sérias consequências para a saúde como um todo. O ideal é estabelecer uma rotina de 6 a 8 horas de sono por noite, pois é o intervalo de tempo em que hormônios específicos e necessários, como o GH e o cortisol, são liberados. 

Então, nada de ficar até tarde no celular ou emendar um episódio atrás do outro daquela série.  

  1. Movimente-se! 

Não fique triste por não conseguir cumprir a meta de 1h de exercícios diário neste período de quarentena. Mas é importante se mexer! Ande pela casa, suba e desça as escadas e aproveite o jardim. Se você mora em apartamento, caminhe de um cômodo para o outro ou ao redor dos móveis.  

Se você já conta com aparelhos como bicicleta ergométrica, esteira e itens como corda, continue sua rotina de exercícios. Também existem vários exercícios de treino sem equipamento para fazer em casa, como flexão, agachamento, prancha, abdominal, entre outros. Mas muito cuidado para não se lesionar! 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que 150 minutos semanais de atividade física, leve ou moderada, são suficientes para garantir o bem-estar. Já para exercícios mais intensos, o recomendado é de 75 minutos por semana. 

Vale lembrar que o equilíbrio é tudo. Exagerou no almoço de domingo com a família, basta adicionar uns minutos a mais de exercícios na conta. 

  1. Beba muita água

Consumir água é fundamental para que o corpo consiga regular a temperatura corporal e evitar a desidratação. Ela atua no organismo exercendo várias funções: aumenta a sua imunidade, transporta os nutrientes, lubrifica o cérebro e articulações e ajuda a regular o intestino.

Ah, e beber muita água também nos deixa mais dispostos. Vai lá, eu espero você encher a garrafinha! 

  1. Não se esqueça de você! 

Seja para ver séries, ouvir música ou qualquer outra atividade que te agrada e te relaxa (e que dê para fazer dentro de casa), separe um momento só para você e faça disso um hábito, pelo menos duas vezes por semana. Esse tempo ajuda a manter uma mente mais saudável.

Essas pequenas escolhas podem fazer uma grande diferença, principalmente nesse tempo de reclusão tão necessário. Cuide de você e das pessoas ao seu redor. Redobre os cuidados com a  higienização, e fique em casa!

Fontes: Casa e Jardim, Revista Galileu e M de Mulher.

Comentários

Você também vai gostar das publicações abaixo: