04 de September de 2020 Dia do Cachorro-quente: receitas com carne suína trazem sabor diferente para lanche tradicional

Dia do Cachorro-quente: receitas com carne suína trazem sabor diferente para lanche tradicional

Batata palha, milho, ervilha, vinagrete e até purê de batatas. No Brasil, os acompanhamentos para o cachorro-quente variam de região para região, mas o que importa mesmo é garantir um lanche fácil e de baixo custo. Para celebrar um dos pratos mais versáteis da culinária, o dia 9 de setembro foi escolhido como Dia do Cachorro-quente porque nesta data, no ano de 1884, um imigrante alemão que vivia nos Estados Unidos inventou o sanduíche, que faz sucesso em quase todo o mundo.

Para celebrar a data, separamos uma receita prática e acessível e acompanhamentos especiais.

Salsicha ao molho de calabresa

Essa combinação é para quem quer uma refeição para toda a família e com um gostinho especial. A adição da calabresa ao molho, além de aumentar o rendimento da porção, traz um sabor diferente para a receita. 

Ingredientes para 10 sanduíches:

10 salsichas para cachorro-quente
10 pães
1 linguiça calabresa defumada Alegra, cortada em pequenos cubos
5 tomates picados
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
Um colher de azeite (ou óleo de soja)
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Orégano fresco

Modo de preparo: 

Leve uma panela ao fogo com o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte a calabresa e deixe fritar por alguns minutos em fogo médio. Adicione os tomates, o sal e a pimenta. Misture tudo e deixe cozinhar por aproximadamente 25 minutos em fogo baixo. Se quiser um molho mais homogêneo, bata no liquidificador e retorne para a panela. Coloque as salsichas e deixe cozinhar por 10 minutos. Acerte o sal e adicione o orégano ou outros temperos da sua preferência. Depois de pronto, sirva com os pães e opções de acompanhamento como milho, ervilha e batata palha. 

Farofa de bacon e batata palha


Imagem: Cuca Chef.

A farofa já é um ingrediente clássico para o cachorro-quente em alguns lugares do Brasil, mas que tal fazer uma receita personalizada para incluir na lista de acompanhamentos para a refeição em casa?

Ingredientes:

150 g de Bacon Alegra em cubos
1 cebola picada
1 dente de alho amassado
200 g de farinha de mandioca
100 g de batata palha
Salsinha fresca
Sal e pimenta do reino a gosto
Óleo de canola

Modo de preparo:

Coloque um fio de óleo de canola em uma frigideira e adicione o Bacon Alegra em cubos. Quando o bacon estiver dourado, acrescente a cebola picada e deixe fritar. Adicione uma pitada de sal e pimenta do reino. Em seguida, coloque o alho picado. Por fim, despeje a farinha aos poucos para não ficar muito seca. Finalize com a batata palha e a salsinha e está pronto para servir. 

Baconnaise – Maionese de Bacon


Imagem: Ketofocus.

E que tal surpreender a todos com uma maionese diferenciada, que traz aquele gostinho defumado que todo mundo gosta? 

Ingredientes:

100g de Bacon Alegra frito
150 ml de leite (gelado)
300 ml de óleo

Modo de preparo:

Coloque o bacon e o leite no liquidificador. Bata até triturar bem o bacon. Continue batendo e vá adicionando o óleo em fio até a maionese ficar bem consistente. Coloque na geladeira por duas horas antes de servir.

Sobre a Alegra

A indústria de alimentos Alegra é a união das cooperativas de origem holandesa, Frísia, Castrolanda e Capal, que constituem o grupo Unium. Uma empresa que combina condições de trabalho ideais aliando tecnologia, equipamentos de última geração, preocupação com o bem-estar dos animais e sustentabilidade em seu parque industrial, sempre primando pela excelência em seu produto final, que utiliza as melhores carnes suínas.

Em 2017, a marca conquistou o reconhecimento internacional quanto às Práticas de Bem- estar Animal no abate, tornando-se a primeira planta brasileira a receber essa certificação em bem-estar suíno, pela WQS. Mais informações em www.alegrafoods.com.br.

Comentários

Você também vai gostar das publicações abaixo: