09 de July de 2020 #CozinhaEmCasa: dicas essenciais para dominar as panelas na quarentena

#CozinhaEmCasa: dicas essenciais para dominar as panelas na quarentena

Sem dúvidas, passamos a cozinhar ainda mais nessa quarentena. Muitos estão explorando suas habilidades culinárias e têm aqueles que estão se aventurando pela primeira vez na cozinha, com o desafio diário de conseguir dominar as panelas e a arte de cozinhar. 

E nesse período, pelo menos um vez, aconteceu de você copiar uma receita e por razões inexplicáveis, deu tudo errado, não é mesmo? Calma, isso é normal. Afinal, é preciso conhecer bem os fundamentos da cozinha, como saber o tempo de cozimento e a combinação certa dos temperos, para partir para pratos mais sofisticados.

Para ajudar quem já faz pratos incríveis e para os que estão no estágio inicial, separamos técnicas simples, porém essenciais, para você cozinhar como um chef e surpreender a si mesmo na cozinha nessa quarentena. 

 Alho, cebola e sal em mãos? Então vamos as dicas para transformar as suas refeições nessa quarentena:  

Mise en place: organize a cozinha
Antes de tudo, é preciso separar os alimentos, utensílios e preparar, limpar e cortar, os ingredientes que serão utilizados. Tudo precisa estar a vista e próximo ao fogão. É o famoso mise en place, um termo francês que significa “pôr em ordem”.

Ouse na salada
Não menospreza a salada. Além de nutritiva, você pode impressionar a família com o prato. Folhas verdes são a base dela, mas enriqueça com proteínas, como pedaços de queijo branco ou brie e adicione alimentos crocantes, como bacon frito, batata palha, nozes e castanhas.

Mande bem no arroz 
Imagina: soltinho, fresquinho e com gostinho de tempero feito pela avó. O segredo para preparar um arroz assim, é lavar bem os grãos para retirar o excesso de amido, que é a causa do arroz que fica empapado.
Antes de adicionar água, refogue com óleo, cebola, alho e sal. Use uma medida de arroz para duas de água. Por exemplo, uma xícara de chá de arroz, para duas xícaras de chá de água. 

Capriche no feijão
Selecione os grãos e deixe o feijão de molho, para amolecer e cozinhar mais uniformemente. 

Depois, no cozimento, para ficar perfeito e mais saboroso, você pode acrescentar pequenos cortes de carne suína, como bacon frito e linguiça paio, durante o cozimento.

Valorize bons caldos e fundos
Caldos de legumes e carnes são elementos essenciais para dar sabor nas receitas. A base normalmente consiste em uma mistura de vegetais: cebola, cenoura, salsão e alho-poró.

Ponto da carne: qual é o tempo ideal? 
Para o sucesso do seu prato, a carne precisa ser preparada com o cuidado necessário. Confira os tempos certos para fazer um corte delicioso:
Selada: 4 a 6 minutos. Quando a carne está levemente grelhada por fora e bem crua por dentro.
Mal passada: 5 a 7 minutos. Grelhada por fora e um pouco crua por dentro, com suco. O centro é bem vermelho e frio.  
Ao ponto para o mal: 6 a 7 minutos. Grelhada por fora e com o centro um pouco vermelho, com suco, morno e mais firme.
Ao ponto: 6 a 8 minutos. Grelhada por fora e com o miolo rosado, ainda com a presença de um pouco de suco. 
Ao ponto para bem: 7 a 9 minutos. Grelhado por fora, aspecto rosado quase imperceptível e sem presença de suco. 
Bem passada: 8 a 10 minutos. Com a parte de fora mais escura (torrada) e bem grelhada por dentro, sem presença de suco e com o aspecto acinzentado no interior.

Use o papilote ao seu favor  
Usar o papilote é envolver o alimento em alumínio ou papel-manteiga para assar no forno. A técnica reproduz o efeito de uma “panela de pressão”, fazendo os alimentos cozinharem no próprio vapor. Você pode usar para carnes e legumes. O resultado é uma comida leve e muito saborosa.

Essas foram as dicas de hoje. São bem fáceis, mas são essenciais para deixar as refeições do dia a dia mais saborosas. Nos próximos posts vamos apresentar novas dicas, como preparos mais elaboradas de carnes, métodos de cozimento e muito mais. Então, aguarde, que vem coisa boa por aí! 😉

Siga o perfil da Alegra no Instagram para acompanhar mais dicas, receitas e alegrar a sua cozinha durante a quarentena.

Fontes: Metrópoles, Cozinha Técnica, Exame e Receitas Nestlé.  

Comentários

Você também vai gostar das publicações abaixo: