12 de novembro de 2021 5 segredos para deixar a feijoada de sábado perfeita

5 segredos para deixar a feijoada de sábado perfeita

Todo mundo tem um parente ou um amigo que é o rei ou rainha da feijoada, não é mesmo? Esse título é concedido sem hesitar, pois essa pessoa sabe todos os segredos para deixar a feijoada com aquele sabor inigualável de almoço de fim de semana perfeito na companhia da família e de amigos reunidos. 

A feijoada dela é tão caprichada e gostosa que acaba proporcionando a experiência completa cada vez que a gente leva o garfo à boca. 

E se você também quer preparar uma feijoada nesse nível, o post de hoje é para você!

Antes de seguir com as dicas, é importante esclarecer que a feijoada é um prato de véspera. Você precisa se planejar no dia anterior, para dar tempo de deixar os cortes e o feijão de molho e garantir todo aquele sabor e suculência que todo mundo gosta. Confira a seguir os segredos do famoso prato:  

Dicas para fazer uma boa feijoada
1. Cozinhe as carnes na ordem certa


Foto reprodução: Receitaria

Para que a sua feijoada não fique uma mistura de carnes desfiadas, de tão cozidas, é preciso ficar atento na ordem de colocar as carnes na panela.

Primeiro, coloque os cortes carnes mais duros da feijoada, que levam mais tempo para cozinhar. Só depois, adicione a carne seca e a costelinha. E por último vão os cortes de  linguiça.

Mas sempre dê aquela checada antes no cozimento para adicionar as sequências das carnes, combinado? 

2. Tempere bem para realçar o sabor

Todo mundo sabe que os cortes suínos proporcionam um sabor único e é uma delícia, mas eles ficam ainda mais irresistíveis quando combinados com bastante tempero. 

Para sua feijoada ficar o suprassumo do sabor, combine alho, cebola, salsinha, louro e pimenta-de-cheiro, dedo-de-moça ou pimenta de bode.

Você também pode gostar de:
7 temperos básicos para fritar carne suína
3 temperos especiais para carne suína

E é importante ressaltar que dificilmente será necessário usar sal no preparo da feijoada porque já existe o sal dos cortes, como o da costelinha defumada, das linguiças. Então, deixei o sal apenas para o final, caso seja realmente necessário adicioná-lo.

3. O bacon não pode faltar

Foto reprodução: The Mom 100

A sua feijoada vai conquistar o sabor dos sonhos se você refogar os temperos, citados anteriormente, com bacon frito e ou com banha de porco. É a partir desse refogado que você deve começar o preparo dessa feijoada. Anota esse segredo aí! 😉

4. Utilize duas panelas 

Quem curte fazer uma feijoadinha caprichada sabe que o seu preparo leva tempo e dedicação. E um dos passos mais importantes é cozinhar as carnes e parte do feijão em panelas diferentes. 

Isso porque o feijão tende a ficar mais claro, esbranquiçado, quando é cozido com as carnes. Para evitar isso, reserve sempre metade do feijão e cozinhe à parte, apenas com tempero e alguns pedaços de bacon para dar gosto.

Depois, se você juntar as duas panelas, você vai ter uma feijoada encorpada, com o caldo pretinho e com feijões inteiros. Encorpada, pois parte do feijão ficou cozinhando por bom tempo com as carnes. E pretinho e com feijões inteiros, porque você realizou o preparo em uma segunda panela por menos tempo.

5. Combine a couve com limão ou laranja

Foto reprodução: Brazil Wonders

A couve é um acompanhamento clássico desse prato típico brasileiro. Mas ela não precisa ser refogada, é uma questão de gosto mesmo. No entanto, é importante mariná-la no limão ou na laranja. Esta combinação ácida acentua o sabor de todo o prato e ainda ajuda a refeição ficar mais leve.

E uma última dica, é o kit com ingredientes para feijoada Alegra, que vem em uma porção ideal para adicionar muito sabor na sua feijoada. É mais praticidade para você. 

Bom, com esses segredos revelados e um pouco de prática, em poucas semanas você vai conquistar a sua feijoada perfeita. Ahh, e lembre-se: a chance desse prato virar o seu favorito depois dessas dicas é gigantesco. 😁

Você também pode gostar de
Churrasco x Feijoada: faça o teste e descubra qual você gosta mais
Deixe o seu feijão mais gostoso com carne suína Alegra
Panela de pressão: saiba como usá-la de um jeito simples e com segurança

Até a nossa próxima dica aqui no blog ou nas nossas redes sociais: TikTok, Instagram e Facebook.

Tchau! 👋 ❤️  

Fontes: Marie Claire e Revista Menu.  

Comentários

Você também vai gostar das publicações abaixo: