17 de junho de 2021 17 dicas simples para começar a cozinhar

17 dicas simples para começar a cozinhar

Preparar uma refeição completa pode ser uma tortura para muitas pessoas. Algumas simplesmente não têm afinidade com as panelas. Já outras ficam nervosas só de imaginar o tempo que vão perder cozinhando e no tanto de louça que vai precisar lavar.

Mas, a não ser que você tenha alguém que faça todos os dias uma comida caseirinha e saudável para você, e você não sabe cozinhar, mais cedo ou mais tarde você vai ter que encarar o fogão. Afinal, depois de um tempo comendo fora, além do bolso pedir socorro, sua saúde vai exigir mais a sua atenção.

Cozinhar dá trabalho mesmo, precisa de planejamento, leva tempo e faz uma baguncinha na cozinha. Porém, as vantagens de preparar as refeições em casa são enormes e fazer dessa atividade um hábito na sua rotina vai te ajudar a manter a saúde em equilíbrio. 

Por isso, para você se animar e se aventurar de uma vez por todas na cozinha, a gente listou os benefícios que esse hábito pode gerar na sua vida. Confira!

Mas como começar a cozinhar?

As regras para começar a cozinhar são bem flexíveis. Antes de tudo, veja o que já tem na sua despensa para não comprar alimentos que já tem ou de esquecer de comprar um condimento indispensável para as suas refeições.   

Para que a sua aventura na cozinha seja a mais leve e tranquila possível, separamos algumas dicas simples para você começar a cozinhar com mais facilidade. Veja só!

Dicas fáceis para quem não gosta ou não sabe cozinhar

1. Conheça o seu paladar

Saber as combinações de temperos que prefere, conhecer os ingredientes e explorar todo este universo vai transformar o jeito que você encara a cozinha. Além disso, pense no que você mais gosta de comer no dia a dia e aqueles pratos especiais que você não vive sem.

2. Faça compras semanais


Para a comida não estragar, invista em fazer compras semanais de cortes de carne, legumes e frutas, em poucas quantidades. Assim você sempre vai ter comida fresquinha em casa e um cardápio diversificado!  

3. Elabore uma lista de compras

Com todos os itens anotados, você não vai levar mais do que 30 minutos por semana para realizar as compras. Programe-se para ir ao mercado em dias e horários menos movimentados. 

4. Procure por receitas fáceis na internet

Na web, o que não faltam são receitas diferentes para um único prato! Mas, para descomplicar o seu preparo, escolha o prato que deseja e use palavras-chaves como “fácil”, “rápido” e “com até 5 ingredientes” na busca.

5. Com o tempo, deixe as receitas de lado

Elas são ótimas para orientar os pratos que você nunca tentou fazer antes. Mas, depois de conquistar mais confiança, cozinhe a partir da sua intuição, temperando de acordo com seu gosto e fazendo pratos deliciosos com os itens que tem em casa.

6. Higienize os vegetais tudo de uma vez

Lavar os vegetais todos os dias pode te desanimar. Uma alternativa para sua rotina é colocá-los de molho, por 15 minutos, em uma vasilha assim que chegar do mercado. Para cada 1L de água, use uma 1 colher de sopa de água sanitária ou hipoclorito. Assim, as verduras já estarão higienizadas para quando você for começar a cozinhar!

7. Corte os legumes do seu jeito

Os chefs dão um show na hora de cortar os legumes, mas em casa você não precisa cortar milimetricamente. Assim você ganha tempo e garante um prato saudável.

8. Alho, cebola e sal para fazer toda a diferença


Sempre tenha esses temperos em casa! Com essa base, você pode preparar e acentuar o sabor de vários pratos.

9. Refogar é a base da nossa cozinha

Combinar o azeite ou óleo com cebola e alho acentua o sabor de diferentes pratos, seja arroz, carne ou legumes. Sempre coloque primeiro a cebola, pois o alho queima mais fácil. O sal pode entrar no início ou no final do preparo.

10. A ordem certa para refogar legumes

Sempre coloque os legumes mais duros primeiro, em fogo médio. Por exemplo, coloque primeiro o chuchu, a abobrinha, a cenoura e depois adicione os mais macios, como o tomate.

11. Não coloque óleo no macarrão

Você sabia que o óleo dificulta que o molho fixe na massa? Um bom macarrão só precisa de muita água, sal e ser mexido com frequência para cozinhar bem.

12. Deixe os grãos de molho

Feijões, grão-de-bico, lentilha e outros grãos possuem ácido fítico, o que diminui a absorção dos nutrientes pelo organismo. Para neutralizar esse ácido, deixe o grão de molho por 8 a 12 horas. Coloque duas medidas de água para cada medida de grão. Ahh, e a água deve ser trocada pelo menos uma vez durante esse período de tempo, ok?

13. Não tenha medo da panela pressão


Basta seguir as instruções do fabricante da
panela de pressão. Cozinhar nela vai te ajudar a ganhar tempo e você vai fazer pratos mais macios e suculentos!

14. O freezer é seu aliado

Congelar é o segredo para comer comida saudável sem ficar muito tempo na cozinha. Você pode fazer arroz, feijão e legumes para a semana toda e congelar.

15. Comida rápida no dia a dia

Escolha opções que tenham um tempo de preparo mais curto! Proteína, como a carne suína, é bem rapidinho de preparar. Sal e pimenta-do-reino são suficientes para temperar o corte. Só lembre de colocá-lo na frigideira já pré-aquecida.

16. Utensílios que ajudam na cozinha

Se você já está cozinhando há algum tempo e não se empolgou, você pode investir em utensílios práticos como panela elétrica de arroz e AirFryer. Assim você vai conseguir fazer pratos rápidos e cheios de sabor

17. Lave louça enquanto cozinha

Esse processo facilita a limpeza e você ganha mais tempo. Para ajudar, antes de começar a lavar, jogue água rapidamente nos utensílios para amolecer a sujeira de comida.

Você também vai gostar:  

Aprenda 9 truques para cozinhar melhor
7 temperos básicos para fritar carne suína
3 marinadas fáceis para a carne suína
Confira dicas para assar e grelhar a carne suína
Aprenda o ponto ideal para preparar a carne suína
4 receitas com carne suína de uma panela só

Seguindo essas dicas e com prática, logo mais você estará confiante nos preparos das receitas e vai separar, cortar, temperar os pratos intuitivamente, com muita mais facilidade.

A recompensa sobre o tempo dedicado a todo o processo, incluindo a limpeza, é real. Aproveite esse período para ouvir as músicas que você gosta ou até um podcast. Assim, a atividade se torna mais relaxante e aquela sensação de perder tempo vai ficar longe.

Por hoje é só, a gente se encontra por aqui nas nossas próximas dicas. Até mais! 😉

Fontes: Holística, Viva Bem, Ricota Não Derrete, Domingo Espetacular, Catraca Livre, Casa Prática Qualitá, Zona Cerealista e Chata de Galocha.   

Comentários

Você também vai gostar das publicações abaixo: