16 de January de 2020 Carne suína é saudável?

Carne suína é saudável?

Existem muitos mitos e informações equivocadas presentes no mundo da alimentação. Dietas malucas, por exemplo, são muito comuns. Basta navegar um pouco na internet para achar várias delas. Quando o assunto é alimentação saudável, isso também acontece: qual a melhor fruta? Será que aquele chá emagrece mesmo? Qual tipo de proteína é melhor? Bovina, peixe, frango, suína… Afinal, será que carne suína é saudável mesmo? Mito ou verdade? A resposta é SIM, a carne suína é saudável e, inclusive, é uma das melhores escolhas para a sua dieta. Confira abaixo uma lista de vantagens desse tipo de proteína que você deve inserir na sua alimentação “pra já”:

Carne suína é fonte de nutrientes

A carne suína é fonte de importantes nutrientes e vitaminas para a saúde! Alguns cortes apresentam maior quantidade de proteínas do que o frango e a carne bovina. Uma porção de 100 g de lombo suíno assado, por exemplo, fornece 36 g de proteína (enquanto a mesma quantidade de coxa de frango e fraldinha oferecem 15g e 24 g, respectivamente).

A carne suína é, também, rica em vitaminas do complexo B, que são necessárias para o desempenho das funções cerebrais e do metabolismo das gorduras e carboidratos. Além disso, possui potássio (que ajuda a evitar a pressão alta e previne doenças cardiovasculares), ferro (mineral que possibilita o transporte de oxigênio e evita a anemia), selênio (tem ação antioxidante, que previne o envelhecimento precoce) e zinco (fortalece a imunidade).

Outro benefício que faz da carne suína uma opção saudável é que ela é rica em proteínas de alto valor biológico: isso significa que a carne possui proteínas completas, que contêm todos os aminoácidos essenciais em quantidades ideais para atender às necessidades do organismo.

Além dessas vantagens, já falamos por aqui que a carne suína também é uma ótima opção para ajudar no desenvolvimento infantil! Confira.

Carne suína ajuda na alimentação de pacientes com câncer

A alimentação é um importante fator para garantir o sucesso da recuperação de um paciente com câncer. Neste período, a dieta deve ser leve e saudável e, por isso, a carne suína é uma ótima opção! Os cortes suínos possuem o menor teor de sódio se comparados a outras carnes e, além disso, são opções de alimentos protéicos, que auxiliam na recuperação da força muscular e na melhora do sistema imunológico. “O alimento contribui para o processo de cicatrização, além de conter todos os aminoácidos essenciais para manter o bom funcionamento do organismo”, diz o médico e professor de Oncologia do curso de Medicina da Universidade Positivo, Luiz Antonio Negrão Dias.

Carne suína é pouco gordurosa

O suíno tem 31% menos gordura, 14% menos calorias e taxas de colesterol, 10% menor do que há 30 anos! Em 1960, a carne continha por volta de 45 a 46% de carne magra, e 5 a 6 cm de espessura de gordura. Hoje, a carne produzida tem por volta de 60% de carne magra e 0,8 a 1,2 cm de espessura de gordura. Hoje, a carne suína tem 16% menos gordura e 27% menos gordura saturada do que há 20 anos!

A carne suína está entre as proteínas animais com menor quantidade de colesterol! Alguns cortes podem ser menos gordurosos que o frango e a carne bovina. Os cortes mais magros são lombo e pernil suínos.

Carne suína não faz mal à saúde!

A carne suína definitivamente não faz mal à saúde. Muito pelo contrário: é uma proteína animal repleta de benefícios para o organismo! A criação dos suínos, hoje em dia, é bem diferente de como era antigamente. Na Alegra, os suínos são criados em espaços ideais para a saúde do animal, prezando pela higiene, bem-estar e seguindo rigorosas normas dos órgãos de controle de qualidade. Além disso, nossos animais possuem uma alimentação nutricionalmente balanceada e correta, tudo isso pensando na qualidade de nossos produtos e no bem-estar animal!

Quer saber mais sobre nós e nossos processos? Acesse aqui!

Fontes: Vapza, Destaque Mais, Mais Carne Suína

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades Alegra!

   

Comentários

Você também vai gostar das publicações abaixo: