30 de March de 2021 Descubra como é feita a carne suína defumada e os seus benefícios

Descubra como é feita a carne suína defumada e os seus benefícios

Já reparou o quão saborosa é a carne suína defumada? 😍

Essas delícias são famosas por somar sabor e textura às diferentes receitas do nosso dia a dia, das mais simples e caseirinhas, até aquele prato gourmet que adoramos fazer em ocasiões especiais. 

A defumação é a primeira técnica de processamento de carne, inventada antes mesmo de surgir a energia elétrica.

O método tem o objetivo de conservar o alimento, seu sabor e textura natural, além de garantir a sua qualidade, mesmo sendo consumido semanas ou meses depois que foi preparado.  

A técnica acontece em duas etapas: primeiro vem o salgar e em seguida o defumar através da fumaça ou do sol, como era feito inicialmente. 

Além de conservar o alimento, as combinações de condimentos, a concentração de sal, os efeitos da fumaça e da temperatura e também o tempo de exposição são capazes de desenvolver sabores, aromas e cores específicas, criando iguarias muito apetitosas. 

Nos países europeus, essas carnes são amplamente conhecidas e apreciadas, fazendo parte do consumo diário de milhões de pessoas. 

Confira a seguir as características e principais vantagens da carne defumada!

Como é feita a defumação da carne suína?

Existem diversas formas de defumar a carne, das mais artesanais até as mais industriais e modernas.

A queima incompleta da madeira é a prática mais comum, pois é capaz de conservar os nutrientes da carne com alta qualidade.  

Uma das curiosidades desse processo é que o sabor da carne e a sua coloração dependem do tipo de madeira utilizada e a forma como a madeira é descascada. Interessante, né? 

A temperatura do processo de defumação pode variar de 50ºC a 75ºC e interfere diretamente no sabor final da carne. 

Como é feita a preparação da carne suína defumada?

A carne é colocada na salmoura ou curada com tempero seco, permanecendo nessa etapa por algum tempo, até ser levada para o defumador, onde a queima é realizada. 

As carnes suínas, como o bacon e a costelinha, são geralmente temperadas com sal, além de outros condimentos, e precisam de um repouso em média de 24 horas, para penetrar bem o tempero, até serem levadas para o processo de defumação. 

Como é feito o processo de defumação na Alegra?   

Mas tenho certeza que agora surgiu a dúvida: como é feita a defumação nas grandes fábricas de alimentos?   

Apesar do avanço da tecnologia e da automatização, esse processo se mantém de forma natural, a partir da queima lenta de uma variedade de serragem.

Tudo acontece dentro de uma grande estufa. A combinação do método e da estrutura adequada consegue manter um padrão de defumação em todos os cortes.

“Todo o processo é programado e contínuo, por isso, a entrada e a saída de fumaça acontece automaticamente, permitindo que todo o lote de determinado corte suíno saia exatamente com a mesma qualidade”, explica a nossa coordenadora de produção, Marina Manfroi Maschio Kiefer.  

Qual é a diferença nutricional da carne suína defumada?

O processo de defumação gera um ressecamento no corte, reduzindo o percentual de gordura da carne defumada.

A carne suína defumada precisa ser cozinhada, assada ou frita? 

Essa é uma dúvida que todos os novatos na cozinha têm. 

Os alimentos não precisam passar pelo forno ou pelo fogão. Dessa forma, você pode saborear um lombo ou um presunto defumado em temperatura natural. Eles são ótimos para serem levados para piqueniques ou consumidos como petiscos, nos acompanhando em momentos pra lá de especiais. 🙂

Ahh, claro que alguns cortes, como o bacon e a costelinha, adicionamos no fogo para preparar e incrementar outras receitas que amamos.

Por que a carne suína defumada é tão saborosa?

Só de abordar essas curiosidades da carne suína defumada, já vem junto a lembrança do sabor dos diferentes cortes, né? Eu sei, eu sei, bateu vontade de Alegra por aí.  

Aproveite para conhecer as nossas opções de carnes suína defumada: linguiça calabresa, linguiça paio, presunto defumado, presunto defumado fatiado, lombo defumado, costelinha defumada e bacon defumado

O que deixa esses cortes com um sabor irresistível é exatamente o processo de defumação, que intensifica a concentração do tempero utilizado.

Isso faz com que a carne seja conservada com o mínimo de processos químicos, garantindo todo o sabor do corte, além de proporcionar uma coloração atrativa e textura super agradável ao paladar. Legal, né? 

Leia também:
Como fazer um escondidinho de bacon irresistível
Receitas de sopa com carne suína defumada
5 ideias de lanches com carne suína
Batata e mandioca combinam muito com carne suína defumada 

Agora que você já sabe como funciona o processo de defumação, que tal testar mais receitas com essas delícias aí na sua casa? 

Com certeza vai ser uma viagem de textura e sabores sem igual. 😋

Bom, a dica de hoje foi essa aqui no blog. A gente se encontra lá no Instagram da Alegra, combinado?   

Até mais! 😘

Fontes: Blog da Carne, Restaurante Rancho.

Comentários

Você também vai gostar das publicações abaixo: