25 de março de 2022 5 atitudes sustentáveis da Alegra para incorporar hoje no seu dia a dia

5 atitudes sustentáveis da Alegra para incorporar hoje no seu dia a dia

Atitudes sustentáveis da Alegra para incorporar hoje no seu dia a dia

Ao longo de sua história, a Alegra sempre teve como foco o desenvolvimento sustentável da indústria, ao aplicar medidas que visam a preservação de recursos naturais e a diminuição dos impactos da indústria. Criada no campo e com uma responsabilidade de cooperativa, a Alegra possui uma estrutura de implementação da chamada Cultura Lean (cultura enxuta, em tradução livre), que propõe a economia e a melhoria de todos os setores de produção para tornar a empresa um exemplo de gestão ESG, sigla global para destacar os avanços das empresas nos campos ambiental, social e de governança (environmental, social and governance, em inglês).

Ao assumir o desafio de realizar uma gestão que tenha a sustentabilidade como um dos principais pilares, a Alegra buscou investimentos e mudanças internas que transformam o dia a dia da empresa e a rotina de seus colaboradores. Durante o ano de 2021 foram mais de 60 mudanças implementadas, visando a segurança dos trabalhadores, redução de ciclos, melhorias na qualidade dos serviços e produtos, ganhos de produtividade, savings, entre muitos outros benefícios. Isso impacta não só em uma importante economia financeira, mas também em um pensamento ao longo prazo, que traz consequências positivas para toda a sociedade.

Todos os anos os maiores institutos de pesquisa da indústria aprovam que a Alegra possui um foco muito grande na adoção de sustentabilidade e é referência nos Campos Gerais.

Que tal adotar uma postura sustentável a partir de agora? Confira 5 atitudes que você pode adotar no seu dia a dia para incorporar a sustentabilidade na sua vida pessoal.

1. Faça o descarte correto do lixo

Quando você pratica a reciclagem, evita o desperdício de diversos recursos naturais. Por aqui, a prática está no cuidado com todo o processo de tratamento e destinação dos resíduos sólidos, principalmente no descarte de materiais que não são biodegradáveis e podem levar décadas para se decompor.

Você pode investir em pequenas ações na sua casa, como a separação de resíduos orgânicos e recicláveis, além de separar vidro, material altamente reciclável, mas que pode causar ferimentos durante seu processo de tratamento.

Nas zonas rurais, o descarte consciente é promovido pela Alegra, para que haja o reaproveitamento de itens orgânicos em forma de fertilizantes, ou até mesmo na produção do biogás, que normalmente baseia-se na junção de gases produzidos por meio da decomposição biológica e reúnem principalmente gás metano e gás carbônico. O biogás produz uma alta queima e gera grande quantidade de energia, que pode ser utilizada na secagem de grãos, geração de energia elétrica ou combustível. Todo o descarte que poderia apenas ficar em decomposição se torna fonte renovável de energia.

2. Faça uso da água com responsabilidade

Evitar o desperdício, reaproveitar e usar com sabedoria esse recurso essencial para todos é tudo de bom. Entre as principais ações estão a reutilização da água tratada, aliada a uma captação inteligente da água da chuva. Também há o uso de tecnologia em favor do reaproveitamento de emissões atmosféricas.

Poupar água tem sido uma das principais atitudes nos últimos anos, em que todo o Brasil sofre com uma seca sem precedentes, o que acaba gerando racionamento em diversas regiões do país. Alguns cuidados básicos para evitar o desperdício são ainda mais importantes nos momentos de corte de água, justamente para evitar a falta desse recurso.

Uma excelente forma de reutilizar a água de forma sustentável é usar a água utilizada na lavagem da roupa para lavar a calçada.

3. Compre das marcas que adotam medidas sustentáveis

Em nossa produção, utilizamos apenas madeira de reflorestamento proveniente das nossas cooperativas. Isso torna toda a cadeia de produção mais sustentável e responsável. As ações também contam com uma atenção especial à preservação das áreas de mananciais próximas, bem como ao tratamento de efluentes.

Aqui as indústrias têm um papel maior sobre os grandes impactos, e a Alegra sabe bem disso. Com recursos destinados à preservação bem aplicados, o objetivo é retribuir à natureza o que ela nos fornece. É importante destacar também que as pequenas ações são muito importantes, principalmente quando há público em locais de áreas preservadas ou com pouco acesso: evitar deixar lixo, não remover plantas ou até mesmo mexer com os animais da região. Estar ligado à natureza significa respeitar seus limites e aprender a conviver sem problemas.

A Alegra preza pelo respeito a natureza e isso está diretamente ligado ao cuidado com o bem-estar animal,  tornando-se a primeira Unidade Industrial de Carne Suína do Brasil a conquistar o selo NAMI (North American Meat Institute) de bem-estar animal, concedido pela WQS (World Quality Services). Ao aplicar métodos de produção que evitam sofrimento aos suínos é possível melhorar até a qualidade final dos cortes.

4. Troque o carro por outras alternativas sempre que possível

A emissão de gases poluentes se dá em maior parte por meio da queima de combustíveis fósseis no transporte, por isso é importante a utilização de diferentes modais para realizar seu deslocamento. Chame mais pessoas para dar carona, procure por rotas de transporte coletivo, aposte nos meios não poluentes como a bicicleta e ainda garanta mais saúde com essas mudanças de hábitos.

Na Alegra todos os controles estipulados para as emissões atmosféricas são sempre abaixo do limite estabelecido pela legislação ambiental. O setor administrativo da empresa exibe orgulhosamente o selo Clima, que é uma premiação para as empresas que decidem voluntariamente medir, divulgar e reduzir a pegada de carbono.

5. Evite o desperdício de alimentos

Em casa, é possível realizar pequenas mudanças para evitar que se jogue fora alimentos e bens de consumo. Para isso é importante saber a validade dos produtos, o tempo de maturação de vegetais e saber o que deve ser armazenado na prateleira e geladeira.

Cozinhar apenas o necessário no dia a dia é bom por um lado, mas vai fazer você gastar mais gás. Uma dica é preparar a comida (como arroz, feijão, frango desfiado, etc) para mais de um dia e guardar na geladeira.

A importância de desenvolver uma indústria consciente 

A carne suína traz consigo características que garantem o melhor proveito em  relação a outros tipos de proteína animal, pois permite que seja muito mais utilizada com cortes distintos e baixíssimo desperdício. São possíveis mais de 20 cortes e especialistas afirmam que na suinocultura atual não existe carne de segunda, ou seja, todo abate tem percentuais muito baixos de descarte. A Alegra está sempre buscando por formas mais sustentáveis de produção alimentícia.

Ao pensar em carne suína, você pode ter certeza de que houve um grande desenvolvimento de pesquisas para a melhoria do produto final, justamente para desmistificar várias crenças que foram negadas pela ciência. Hoje, ao abrir a embalagem de qualquer produto da Alegra, você tem a certeza de que está consumindo uma carne com padrão internacional de qualidade e com muitas ações para a produção consciente e responsável.

Uma série de processos foram implementados na indústria, focados exclusivamente na produção sustentável com alto impacto de médio e longo prazo, seja na região onde se encontra o sistema industrial como também para toda a rede de contato, distribuição e atuação direta ou indireta.

A Alegra conta com uma avaliação constante de equipamentos, processos de produção, manutenção e distribuição. Com a cultura lean aplicada na empresa, todos os detalhes que podem ser corrigidos para a melhoria e economia de recursos serão implementados, buscando evitar ao máximo o desperdício.

Ao buscar a economia e o uso inteligente dos recursos naturais, a Alegra promove por meio do exemplo uma educação constante para todos os parceiros e colaboradores da empresa, que ao verem as atitudes todas no centro de produção, vão reproduzir os mesmos cuidados em casa e passar para frente essas atitudes.

Estar sempre na frente através da tecnologia permite que tudo seja realizado da melhor e mais saudável maneira possível, tendo impacto tanto para quem está diretamente ligado à empresa quanto para seu local de atuação e seus consumidores. Estes podem atestar a qualidade de todos os cortes e produtos da Alegra, que cada vez mais expande seu catálogo, com a certeza de entregar um produto de excelência internacional na mesa dos brasileiros e de realizar um dos melhores processos de produção do mundo, a partir de uma consciência social aliada a um alto investimento em tecnologia e treinamento do quadro de funcionários. 

Cuidar da sustentabilidade traz uma série de responsabilidades, que são deveres da Alegra para cumprir seus principais objetivos. Ao assumir o compromisso, todas as ações serão monitoradas para que não haja nenhuma falha. E isso motiva cada vez mais a melhorar todo o ciclo, desde a criação sustentável de suínos, até o abate responsável e o aproveitamento de todos os recursos naturais para extrair o que a carne suína tem de melhor.

Se você consome algum produto da Alegra, pode ter certeza de que nesse prato existiram várias etapas de qualidade e busca por sustentabilidade.É muito importante para a empresa que haja um caminho de produção pensando na melhor forma de conciliar um produto delicioso com consciência de preservação ao meio ambiente.

Tags:

Comentários

Você também vai gostar das publicações abaixo: