27 de July de 2020 Alimentos do inverno: opções deliciosas, nutritivas e baratas para se esbaldar

Alimentos do inverno: opções deliciosas, nutritivas e baratas para se esbaldar

Com o inverno chegando a porta, não há nada mais gostoso que preparar comidas quentinhas e nutritivas, não é mesmo?  

E é só a temperatura cair alguns graus para o corpo começar a apresentar sinais de desconforto. Essa é a época do ano em que o nosso organismo tem maior gasto energético e que o corpo precisa de vitaminas e minerais para aumentar as nossas defesas, ajudando a prevenir doenças respiratórias, alergias e até dores musculares, problemas típicos do frio. 

É hora de preparar pratos quentes, como sopas, caldos, aquele feijão quentinho, carne suína de panela, entre outros pratos deliciosos que aqueçam o nosso inverno.  

Mas também é o momento de escolher os alimentos da estação, pois nessa época muitos são mais difíceis de produzir, devido às ocorrências de geadas e temperaturas em algumas regiões do Brasil, principalmente no sul e no sudeste.   

Nessa época do ano, algumas espécies de hortaliças são mais fáceis de serem cultivadas e a sua disponibilidade acaba sendo maior, como é o caso das brássicas: brócolis, couve-flor, repolho, entre outras. Elas são conhecidas por uma rica fonte nutritiva, oferecendo vários nutrientes e minerais essenciais quando aproveitadas nas refeições. 

Outras opções versáteis e acessíveis aos consumidores são as abóboras cabotiá, butternut e a moranga. Além disso, alimentos como a mandioquinha salsa (ou batata baroa), beterraba, batata doce e a cenoura, são outras espécies de hortaliças altamente nutritivas e facilmente encontradas no inverno, com ótimos preços nas feiras e mercados.

Para facilitar a sua rotina na cozinha e te inspirar a preparar pratos saborosos, selecionamos os alimentos mais adequados para esse período e com preços mais acessíveis. Olha só!

Sopas e caldos são muito bem-vindos

Foto: Cybercook/reprodução 

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Aposte no preparo de sopas, caldos e cremes. Além de quentinhas, elas são super nutritivas. É uma ótima opção para servir como entrada ou como prato principal, ainda mais quando cai a noite. A escolha vai de acordo com os ingredientes que você mais gosta.

Para equilibrá-las, adicione verduras e legumes de sua preferência, como repolho, espinafres e agrião, ricos em Vitamina E, além de abóbora, cenoura, beterraba e aspargo.

E, claro, não pode faltar um alimento rico em proteínas, como os deliciosos cortes da carne suína: bacon frito, linguiça paio, lombo e pernil

Prepare deliciosos cortes suínos 

Foto: Sale&Pepe / reprodução

Durante o inverno, o consumo de carne suína aumenta, por ser uma proteína de alto valor nutritivo e um atrativo para o bolso do consumidor. 

Para você ter uma ideia, de acordo com um levantamento feito pelo IBGE, no inverno de 2019 foi registrado o segundo maior volume de consumo da proteína, perdendo somente para os meses de Natal e Ano Novo. 

A nutricionista Mariana Etchepare, explica que a carne suína possui reconhecido valor nutricional. “Ela é uma excelente fonte de proteína, ferro, potássio e vitaminas do complexo B”, explica a especialista. 

Consuma bebidas quentes

Nada melhor do que se aquecer com uma bebida bem quentinha e nutritiva. O leite é uma ótima fonte de proteínas e de cálcio, essencial para a boa saúde dos ossos.

Os chás ajudam na hidratação e contam com antioxidantes, que protegem o corpo de doenças. O chá feito com gengibre, por exemplo, é rico em Vitamina C e protege o organismo contra gripes e constipações. A raiz também é muito importante para reduzir o colesterol e defender o organismo dos radicais livres.  

Adicionar mel nas bebidas de inverno é muito importante, além de ser uma opção mais saudável para adoçá-las. Ele apresenta zinco, um grande aliado para o controle de infecções respiratórias e para manter a imunidade alta.   

Já a canela é ideal para facilitar a digestão, diminuir o colesterol LDL, controlar a glicose e diminuir a compulsão por carboidratos e doces. Importante, né?

Quais frutas consumir na estação do frio? 

As frutas estão sempre na lista de alimentos recomendados pelos nutricionistas para promover o bem-estar. 

Com a chegada da temperaturas mais amenas, é época de aproveitar frutas produzidas tipicamente em regiões frias, como o pêssego, a nectarina e a maçã. Além de suculentas e nutritivas, também são as opções com o melhor custo benefício da temporada.  

Laranja, mexerica, tangerina, morango e carambola também são frutas que estão mais bonitas e baratas durante o inverno brasileiro. Elas são ricas em vitaminas, minerais e fibras.
São muitas as opções de frutas do inverno para incluir nos lanches do meio da manhã e da tarde. 😉 

Sanduíches saudáveis 

Eles são ótimos para fazer um lanche rapidinho. Aposte em pães integrais, com presunto, verduras e legumes. Na versão quentinha, um misto quente de com presunto fica irresistível.  

Além de balancear a alimentação quentinha nutritiva, não se esqueça de manter a hidratação. Beba sempre muita água. É comum sentirmos menos sede no frio, mas mesmo assim, procure beber pelo menos de seis a oito copos de água por dia.  

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Fontes: Tudo Gostoso, G1 e GNT

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