27 de January de 2020 Alegra pelo mundo: 5 receitas famosas com carne suína

Alegra pelo mundo: 5 receitas famosas com carne suína

Você sabia que a carne suína é a carne mais consumida do mundo? Os países asiáticos como Japão e China são os que mais consomem esse tipo de carne; além disso, 42,9% da carne consumida no mundo é suína, graças ao sabor incomparável e a grande diversidade de cortes. Juntando toda essa variedade com culturas de diferentes lugares do mundo, a gama de receitas com essa proteína é enorme! Confira a seguir 5 receitas famosas com carne suína pelo mundo.

Schnitzel – Alemanha

Schnitzel (Schweinsschnitzel) é o prato queridinho da Alemanha! Parecido com a nossa versão de bife à milanesa, a receita tradicional é de carne suína empanada, mas o segredo é deixá-la com uma casquinha bem crocante e sequinha. Se você ficou curioso e quer ver uma receita de Schnitzel, clique aqui!

Costelinha barbecue – Estados Unidos

Uma combinação de dar água na boca! Um dos pratos mais tradicionais com carne suína é a costelinha (ribs) ao molho barbecue. A receita tem origem nos Estados Unidos e por lá é mais conhecida como “american barbecue”. Se você quer aprender a preparar uma costelinha suína ao molho barbecue, clique aqui e confira nosso vídeo!

Carne suína com maçã verde – Chipre

O Chipre, país localizado no Mar Mediterrâneo e considerado a Ilha do Amor, possui como prato típico uma receita de carne suína com maçã verde que é uma verdadeira delícia! O sabor agridoce e a suculência são características marcantes nesse prato. Veja a receita:

Carne suína com maçã e Vinho Commandaria (vinho doce)

Ingredientes:
– 1 bisteca suína
– Sal a gosto
– Um pouco de cardamomo
– 1 maçã ácida (fatiada)
– 40 ml de vinho commandaria (se não tiver o vinho do Chipre, substituir por outro vinho doce como Porto ou Madeira)
– 120 ml de caldo de carne
– 50g de manteiga

Modo de preparo:
Saltear a bisteca na manteiga. Adicionar as fatias de maçã e deixe cozinhar um pouco. Adicione o cardamomo, o vinho e cozinhe mais um pouco. Junte o caldo de carne e sal e deixe cozinhar em fogo baixo. Sirva com arroz branco!

Shogayaki – Japão

O shogayaki é o segundo prato mais popular do Japão, perdendo apenas para o Tonkatsu, que também tem a carne suína como ingrediente principal. O shogayaki é preparado com lombo suíno e gengibre. Uma combinação incrível de sabores! Conheça a receita abaixo:

Ingredientes:
– 800g de lombo suíno em filés
– 30g de gengibre ralado
– 1 colher (sopa) de açúcar
– 5 colheres (sopa) de shoyu
– 3 colheres (sopa) de saquê
– 3 colheres (sopa) de óleo de soja

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes acima, menos o óleo. Deixe a carne de molho por meia hora. Numa frigideira, coloque o óleo e frite a carne sem o líquido do molho. Quando estiver chegando no ponto, coloque um pouco do líquido do molho para deixar um pouco caramelizado. Não deixe queimar, senão o shoyu com o açúcar deixará a carne com gosto amargo e queimado. No Japão este prato pode ser servido com bastante repolho cortado bem fininho ou então com sopa de missô (misoshiro).

Tutu de feijão – Brasil


Imagem: Paladar Estadão

É claro que não poderíamos deixar de citar algum prato típico do Brasil que tenha carne suína! O tutu de feijão é uma receita muito comum em Minas Gerais, mas faz sucesso em todo o país. Com ele, é possível reaproveitar as sobras de feijão de outra refeição e, assim, evitar o desperdício. Confira uma receita incrível de tutu de feijão com a linguiça calabresa Alegra!

Ingredientes:
– 1 linguiça calabresa Alegra
– 3 xícaras (chá) de feijão cozido
– 2 xícaras (chá) de caldo de feijão
– 2 tabletes de caldo de bacon
– 4 colheres (sopa) de farinha de mandioca crua
– 2 colheres (sopa) de salsa picada

Modo de preparo:
Corte a linguiça em pedaços. Em uma frigideira grande, frite a linguiça em sua própria gordura. Adicione o feijão cozido, o caldo de feijão e deixe ferver. Junte os tabletes de caldo de bacon e dissolva-os bem. Por último, junte às colheradas a farinha de mandioca, sempre mexendo. Retire do fogo, misture a salsa e sirva.
Dica: Para servir à moda mineira, acompanhe o tutu de feijão com arroz branco, couve, linguiça calabresa frita e ovos cozidos!

Alegra pelo mundo com receitas que são uma verdadeira delícia! Se quiser conhecer mais receitas com carne suína, clique aqui.

Fontes: G1, Gastroempatia, Destino Munique, Nestlé

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades Alegra!

   

Comentários

Você também vai gostar das publicações abaixo: