23 de novembro de 2021 7 truques para facilitar a rotina na cozinha

7 truques para facilitar a rotina na cozinha

Existem as pessoas que amam cozinhar e aquelas que cozinham por necessidade. Durante o tempo em que estamos na cozinha, existem algumas dicas e truques que auxiliam e facilitam a preparação de alguns alimentos. Bora conhecer alguns deles? 

1. Exagerei no sal! E agora?

Sabe quando você vai colocando sal na comida, achando que não tem o suficiente e quando vai experimentar pela última vez, percebe que ficou bem salgado? A gente te entende. Mas calma que tem salvação!

Para regular o sal, é só adicionar batata ou uma fatia de pão na panela. Esses ingredientes irão absorver o sal extra e se você quiser, podem ser retirados antes de servir o preparo. Bem fácil. não é? 


2. Corte cebola sem chorar

A cebola faz parte da lista de ingredientes mais usados na hora de temperar a comida, já que ela deixa tudo com um gostinho mais especial. Mas basta pegar a faca, descascar e começar a cortar que o olho já começa arder e as lágrimas escorrer pelo rosto. Você também é assim? 😅 

As lágrimas surgem pois dentro da cebola, há um gás chamado sulfóxido de tiopropanal, que é ativado assim que o vegetal é cortado. Mas você não precisa passar por isso! Existem algumas dicas que vão te ajudar a cortar as cebolas sem derramar uma só lágrima. 👇 

Água Gelada

Sim, o primeiro truque é super simples e você só irá precisar de uma água geladinha. Deixe a cebola de molho na água gelada por trinta minutos antes de preparar! Isso vai impedir que o gás seja liberado e vai manter a suas lágrimas bem guardadinhas. 

Congelador

Deixar a cebola alguns minutos no congelador evita que o gás se ative na hora de cortar a cebola. Deixe o vegetal de 10 a 15 minutos no congelador antes de cortar e guarde as lágrimas para outras ocasiões. 🙃

3. Fazendo macarrão para uma pessoa

Às vezes, você separa uma quantidade de macarrão e quando termina de cozinhar percebe que fez muito? 😅 

Para garantir a medida de macarrão perfeita para uma pessoa só, utilize uma garrafa de plástico. Veja só:


4. Facas: como afiar de forma rápida?

Ter facas que não cortam muito bem dificultam o trabalho e deixam a hora de cozinhar ainda mais demorada, não é?  🤔 E se eu te contar que existe uma forma rápida e bem fácil de afiar a sua faca na hora em que você está preparando o seu almoço ou jantar? 

A solução é simples: pegue um prato de cerâmica, vire de ponta cabeça e passe a sua faca na parte mais áspera do prato! Com isso, a sua faca vai ganhar fio e vai cortar com mais facilidade.

Dica Alegra: Quer saber mais sobre como conquistar o corte suíno perfeito? Confere já o nosso blogpost com dicas que fazem toda a diferença!

5. Carne Suína mais macia

Existem algumas formas de deixar a carne suína ainda mais macia e uma das mais utilizadas é com um martelinho. 

E o segredo é bater na peça até que ela fique mais macia. Caso você não possua um martelo de carne, é possível utilizar as mãos ou um garfo.

6. Tirar pele do tomate

Para tirar a pele do tomate com uma facilidade incrível, faça um corte em formato de “X” na base da fruta. Mergulhe o tomate em água bem quente por 10 segundos. Espere esfriar e tire a casca e assim, a pele vai se soltar bem rapidinho!

7. Descongele a carne mais rápido

Quem nunca esqueceu de tirar a carne do freezer com antecedência, né? Mas não se preocupe! Para descongelar os pedaços de carne de forma rápida e fácil, coloque o alimento em uma recipiente com água e algumas gotas de vinagre. A acidez do vinagre acelera o descongelamento do alimento. Assim, a sua refeição irá ficar pronta rapidinho! 

Conheça também outras dicas:
17 dicas simples para começar a cozinhar
Aprenda 9 truques para cozinhar melhor
6 tipos de cortes de legumes e verduras
Receitas deliciosas que ficam prontas em até 45 minutos

E aí, você conhecia todas essas dicas? Caso você conheça algum outro truque, comente aqui embaixo. 👇 Te encontramos no próximo blog, combinado? 

Até a próxima! 😊 

Nos siga também em nossas redes sociais: Instagram e Facebook!  

Comentários

Você também vai gostar das publicações abaixo: