05 de May de 2020 5 receitas caseiras com carne suína para alegrar a sua cozinha

5 receitas caseiras com carne suína para alegrar a sua cozinha

Tem dias que a gente só quer comer um prato cheio de sabor, fácil e rápido de preparar, não é mesmo? Pensando em Alegrar a sua cozinha, com comida gotosa e saudável, produzida de acordo com os mais rígidos padrões de indústria, separamos para você dicas de receitas simples e deliciosas feitas com a carne suína.

Na nossa seleção, tem cortes suínos tradicionais que você pode incluir sempre na sua lista de compras de supermercado. Assim, você vai ter em casa, já congelados, para facilitar a rotina de preparar o almoço e o jantar. Então, anota aí, você vai precisar de: linguiça, copa-lombo, lombo e filé mignon suíno.

Confira 5 receitas caseiras com carne suína que vão deixar seus dias mais saborosos:

1 – Linguiça com batatas ao forno

Preparar uma linguiça de churrasco Alegra com batatas ao forno é trazer o sabor de fim de semana direto para o meio da semana. Além de ser um prato fácil e prático de fazer.

A quantidade de linguiça e de batata fica por sua conta. Veja como preparar: 

Ingredientes: para o tempero você vai precisar de alecrim, orégano, sal, azeite, salsinha e cebolinha. Tudo a gosto. 

Modo de preparo: descasque e corte as batatas em 4 partes. Em um recipiente, tempere as batatas com o alecrim, orégano, sal, azeite, salsinha e cebolinha. Misture tudo e deixe descansar por 15 minutos. Coloque as linguiças e as batatas em uma assadeira untada com azeite. Em seguida, leve para assar no forno preaquecido, a 180ºC, por aproximadamente 40 minutos ou até dourar.

Tá imaginando o gostinho, né? O resultado são linguiças suculentas e batatas douradinhas. 

2 – Parmegiana de copa-lombo

Copa-lombo à parmegiana é um prato fácil, nutritivo e indispensável para um cardápio cheio de sabor. Para preparar essa delícia, você vai precisar de: 

Ingredientes: corte de Copa-Lombo Alegra, farinha de trigo, 1 ovo batido, farinha de rosca, molho de tomate, fatias de queijo mussarela, sal, pimenta e orégano a gosto.  

Modo de preparo: tempere as fatias de copa-lombo com sal e pimenta a gosto. Em seguida, passe o corte na farinha de trigo, depois no ovo batido e, por último, na farinha de rosca. Em uma panela, aqueça bem o óleo, e frite os cortes. Em uma travessa, aplique uma camada de molho de tomate. Mergulhe as fatias já fritas no molho, passe nos dois lados do copa-lombo, e coloque as fatias por cima da camada de molho. Em seguida, coloque a fatia de queijo mussarela em cada peça e leve ao forno preaquecido, a 200ºC, para gratinar rapidamente. Finalize aplicando o orégano a gosto. Depois é só aproveitar cada pedacinho dessa delícia.

3 – Lombo suíno na pressão


Carne de panela tem um sabor irresistível e lembra casa de mãe, concorda? Se você acordou inspirado(a) e com vontade comer uma carne muito saborosa, essa receita de lombo suíno de panela é ideal para você. Confira o passo a passo: 

Ingredientes: 1 kg de lombo suíno Alegra, 1 colher (sopa) de sal, 1/2 colher (chá) de pimenta-calabresa, 1 colher (sopa) de páprica doce ou picante, 3 dentes de alho picados, 1/2 colher (sopa) de alecrim, 3 colheres (sopa) de óleo, 1 cebola média picada, 4 tomates picados, 1 pimentão verde pequeno picado, 1 lata de cerveja escura e 2 colheres (sopa) de farinha de trigo.

Modo de preparo: combine o sal, a pimenta, páprica, alho e o alecrim picado, tempere o lombo esfregando bem a carne. Deixe tomar gosto por 1 hora na geladeira. Em seguida, aqueça o óleo na panela de pressão e doure o lombo, virando. Junte a cebola, o tomate, o pimentão e a cerveja e deixe ferver. Tampe a panela e conte 30 minutos após começar a ferver e cozinhe em fogo baixo. Retire do fogo e deixe sair a pressão. Retire a carne da panela e mantenha-a aquecida. Bata o molho da panela no liquidificador com a farinha de trigo e cozinhe em fogo alto até engrossar. E, pronto, sirva a carne!  

4 – Risoto de linguiça

Alguém disse risoto? Quem resiste a esse prato versátil e cheio de sabor? Dá uma olhadinha como é prático fazer esse risoto de linguiça de pernil Alegra:  

Ingredientes: 2 linguiças de pernil, 3 dentes de alho picados, 2 colheres (sopa) de manteiga, 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo, 1 taça de vinho branco, 1 copo de caldo de legumes, 1 tomate picado ou 4 tomates cereja cortados, sal, pimenta do reino, tomilho e parmesão a gosto. 

Modo de preparo: tire a capa da linguiça e corte em pedaços. Coloque a manteiga na panela e frite os pedaços da linguiça. Quando estiver bem fritinha, coloque o alho na panela e adicione o tomilho, mexa e adicione o arroz de arbóreo. Em seguida, adicione o vinho branco e mexa. Quando o vinho secar, adicione o caldo de legumes e, em seguida, o tomate cortado. Para finalizar, coloque o parmesão e misture. Pronto, você fez um belíssimo prato e vai querer prepará-lo sempre. Tenho certeza!

Uma dica: sirva o risoto ainda molhado, para ele ficar cremoso até a última garfada. Hmmm!

5 – Estrogonofe de filé mignon suíno

Ai, ai, estrogonofe com arroz e batata palha deixa o dia de qualquer pessoa mais delicioso. Não dá! Essa delícia precisa fazer parte do seu menu semanal. Veja como fazer:   

Ingredientes: 1 peça de filé mignon suíno Alegra, 1 cebola média picada, 2 dentes de alho picados, 1 colher (sopa) de azeite, 1 colher (sopa) de mostarda, 1 colher (chá) de molho shoyu, 120g de molho de tomate e 1 caixa de creme de leite. 

Modo de Preparo: em uma panela, frite a carne no azeite e acrescente a cebola, o alho e refogue em fogo médio, por cerca de 20 minutos. Depois, adicione a mostarda, o molho shoyu, o molho de tomate e espere encorpar, por mais ou menos 10 minutos. Por último, acrescente o creme de leite, mexa bem e desligue o fogo.

Com certeza essas sugestões de receitas vão deixar as suas refeições mais deliciosas, suculentas e nutritivas também. Aproveite este período de quarentena para testar receitas e temperos novos. Além de preparar pratos diferentes, é uma ótima forma de se distrair e de ocupar o tempo.

Ah, e não esqueça de seguir a Alegra nas redes sociais: Instagram e Facebook. Por lá tem mais dicas deliciosas como essas!

Fontes: Comidinhas do Chef, Tudo Gostoso, Destemperados, Cozinha a Dois, M de Mulher, Leonardo Abreu.  

Comentários

Você também vai gostar das publicações abaixo: