28 de November de 2018 Saiba como e quando salgar a carne suína para o churrasco

Saiba como e quando salgar a carne suína para o churrasco

O sal é um condimento essencial para acertar o preparo da carne suína nas suas diferentes formas de preparo. Agora se for para um churrasco então, o momento de aplicá-lo passa a ser essencial. Mas você sabe quando deve salgar a carne suína: antes, durante ou depois de colocar na grelha?

Há diferentes opiniões sobre qual é a hora ideal de salgar a carne do churrasco. Não existe uma regra, mas sim situações de preparo e resultados diferentes.

Antes de tudo, é preciso saber que quando o sal entra em contato com a carne, ele elimina os líquidos e a suculência presentes nela, ficando apenas a proteína e a gordura, alterando ou realçando o seu sabor.

Para churrasco, o sal grosso é o ideal. Com o sal refinado, de cozinha, você pode acabar salgando demais o corte. Certifique-se que o sal grosso que será utilizado na carne esteja seco. Nunca use o ele úmido, pois desta forma a carne não absorverá adequadamente o condimento, interferindo no resultado final.

O momento em que você salga a carne irá determinar aquela crosta por fora, garantindo a suculência por dentro, ou resultará em corte mais seco. E de acordo com os especialistas, há três momentos corretos para salgar a carne para o churrasco:

Salgar a carne antes de grelhar  

Salgar o corte pelo menos 40 minutos antes de levar à brasa garante que o tempero se dissolva em uma salmoura, quebrando as fibras musculares, e sendo absorvida pela carne. Os líquidos do corte, que inicialmente são extraídos por osmose, têm tempo suficiente para encontrar o caminho de volta para a carne. Tudo isso realça o sabor do corte.

Salgar na hora de grelhar  

Agora, se você optar por salgar a carne na hora de colocá-la na grelha, você deve ser generoso ao aplicar o sal. Ele ficará na superfície do corte sem se dissolver. Desta forma, os sucos do corte permanecem nas fibras musculares. O resultado é um bife com uma crosta uniforme e muito saborosa por fora e muita suculência por dentro.

Salgar depois de grelhar

Algumas pessoas preferem primeiramente selar a carne para depois aplicar o sal. Esta opção é quando o sabor da carne será o mais fiel possível. O tempero pode ser aplicado antes ou depois de cortar o corte. Combinar o sal com pimenta ou optar por sal de parrilla ou sal moído, nesta hora, fará você se deliciar ainda mais com a suculência do corte.

Veja também:
Temperos básicos para realçar o sabor da carne suína
Os segredos para uma marinada de carne suína perfeita

Escolher quando salgar a carne é uma questão de gosto e, também, um pouco de experiência na forma de preparo, pois o momento de salgar pode mudar de um corte para outro, para intensificar o sabor da peça.

Descubra onde tem Alegra mais pertinho de você e experimente os nossos cortes. São muitas opções e ainda contamos com uma Linha de Temperados, para quem não quer se preocupar em salgar o corte, basta levá-lo direto ao forno, panela ou brasa.

Aproveite e siga a Alegra nas redes sociais: Facebook e Instagram, e confira outras dicas para deixar seus cortes de carne suína sempre saborosos e suculentos. Além de ideias de receitas práticas para o dia a dia.

Fonte: Blog da Carne.  

Comentários

Você também vai gostar das publicações abaixo: