11 de December de 2018 Saiba a importância da carne suína no combate da anemia

Saiba a importância da carne suína no combate da anemia

A carne suína é muito saborosa, fácil de preparar, com um ótimo custo-benefício e ainda faz muito bem a nossa saúde. Ela é rica em ferro, um mineral essencial para o bom funcionamento do organismo e atua, principalmente, e a carência deste importante nutriente pode resultar em graves problemas de saúde, como a anemia.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 30% da população mundial tem algum tipo de anemia. E qualquer pessoa pode desenvolvê-la, porém, mulheres, pessoas com mais de 65 anos e quem segue uma dieta pobre em ferro possuem mais predisposição a esse problema.

A anemia é definida como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal, resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, como zinco, vitamina B12, proteína e, principalmente, por falta de ferro.

Estima-se que a 90% das anemias sejam causadas por carências de ferro, a chamada Anemia Ferropriva. O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na fabricação das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.

Entre os sintomas da doença estão fadiga e cansaço fácil, palidez de pele e mucosas, dificuldade de concentração, sonolência, vertigens, desmaios e falta de apetite. Mas os sinais são variáveis e dependem da gravidade do quadro, dos níveis de hemoglobina e, também, da doença que causou a anemia.

Seu tratamento é com base em uma alimentação saudável, um pré-requisito para todos os pacientes anêmicos. É necessário incluir na dieta alimentos ricos em ferro, como a carne suína. Um bife de 100g dessa proteína animal tem, em média, 3mg de ferro e deve ser adicionado no cardápio três vezes por semana para combater a doença. Prepare pratos grelhados, cozidos ou ensopados.

No tratamento também é muito importante incluir alimentos ricos em vitamina C, pois ajudam o corpo a absorver o ferro. Entres eles, estão as frutas como morango, manga, melancia, melão, kiwi, e, também, tomate, batata e espinafre.

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Fontes: Mundo Boa Forma, Mais Carne Suína.

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