14 de November de 2019 Receitas de carne suína com frutas

Receitas de carne suína com frutas

O verão logo está chegando e, com ele, chegam também os sabores tropicais, os pratos leves e o tão falado “projeto verão”. Falando nele, você sabia que uma das proteínas mais magras para você inserir na sua dieta é a carne suína? Dependendo do corte e da preparação, ela chega a ser mais saudável do que o frango!

Se você quer começar o seu projeto verão, mas sem deixar de lado o sabor, que tal algumas receitas de carne suína com frutas? Além de deliciosas, o toque refrescante e adocicado das frutas combinam com a característica marcante da carne suína. Confira!

   Lombo suíno assado ao molho de frutas

Ingredientes: 1,5 kg de lombo suíno Alegra, 1 abacaxi cortado em rodelas, 100g de figo, 1 lata de pêssego em calda, 1 copo grande de vinho branco, sal (a gosto), alho moído, pimenta-do-reino (a gosto), fios de ovos (para decorar), 10 colheres de sopa de açúcar (opcional), 1 copo grande de água (opcional).

Modo de preparo: Tempere o lombo suíno com o vinho branco, sal, a pimenta e o alho moído. Deixe marinando por duas horas, virando sempre. Leve ao forno, regue com um pouco de óleo, cubra com papel alumínio e deixe assar por duas horas. Retire o alumínio e deixe dourar, virando de vez em quando para que fique dourado por completo. Depois de assado, coloque em um prato e decore com o abacaxi, o pêssego e os figos cortados em cubos. Opcional: Faça uma calda de caramelo misturando o açúcar e a água no fogo. Coloque a calda de caramelo sobre o lombo assado e as frutas. Decore com fios de ovos.

   Pernil suíno Alegra com coco

Ingredientes: 1 unidade de pernil suíno, 3 dentes de alho amassados, 100 g de coco, 1 colher (sobremesa) de orégano, 1 xícara (chá) de vinho branco, 2 colheres (sopa) de suco de limão, 200 ml de leite de coco (1 vidro), 1 xícara (chá) de açúcar, 1/2 xícara (chá) de água fria, sal a gosto, tomilho fresco a gosto, pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo: Tempere o pernil com o sal, a pimenta, o alho, o coco e o orégano. Regue com o vinho e o suco de limão e cubra com filme plástico. Leve à geladeira até o dia seguinte. Vire a carne algumas vezes durante esse período, para o tempero ficar uniforme. Retire da geladeira e transfira para uma assadeira com o tempero todo. Despeje o leite de coco e cubra a assadeira com papel-alumínio. Asse em forno médio (170 ºC a 190 ºC), preaquecido, e durante o cozimento, regue o pernil com o molho que se forma no fundo da assadeira. Calcule aproximadamente 1 hora de forno para cada quilo de carne. Opcional: Quando a carne estiver assada faça um caramelo à parte. Derreta o açúcar até ficar dourado e adicione a água. Cozinhe até formar um caramelo e regue o pernil. Devolva a assadeira ao forno por mais 15 minutos. Sirva em fatias com batatas cozidas polvilhadas com tomilho fresco.

   Lombo suíno com laranja

Ingredientes: 1 kg de lombo suíno, 200 g de doce de laranja em calda escorrida e cortada em tiras (1 vidro), 250 g de queijo minas (ou branco) meia cura picado, 1 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva, 1 unidade de cenoura picada, 1 talo de salsão (ou aipo) picado, 1 unidade de cebola picada, 1 unidade de alho-poró picado (só a parte branca), 1/4 xícara (chá) de manteiga, 1 xícara (chá) de vinho tinto, sal a gosto, pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo: Abra o lombo ao meio sem separar as metades e tempere-o com o sal e a pimenta-do-reino. Recheie com o doce de laranja e o queijo e feche. Frite-o no azeite e reserve. Na mesma panela refogue a cenoura, o salsão, a cebola e o alho-poró. Disponha o lombo em uma assadeira, espalhe os legumes refogados e regue com o azeite. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (170 ºC a 190 ºC), preaquecido, por 45 minutos. Retire do forno e reserve. Despeje o vinho na assadeira e leve-a ao fogo. Com uma colher de pau, desgrude os resíduos da assadeira e mexa. Coe e incorpore a manteiga batendo-a vigorosamente. Sirva o lombo fatiado com os legumes ao lado e regue com o molho. Dica: Se você perceber que o fundo da assadeira está queimando durante o cozimento, pingue água quente aos poucos.

Quer aprender outras receitas com carne suína? Clique aqui!

FontesM de Mulher, GNT

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades Alegra!

   

Comentários

Você também vai gostar das publicações abaixo: