04 de September de 2019 Receitas com carne suína defumada

Receitas com carne suína defumada

Só de pensar em carne suína defumada já bate aquela fome! Os alimentos defumados geralmente possuem sabor marcante e, por conta disso, dão um toque especial em qualquer receita. Nós já falamos sobre o processo de defumação aqui no blog, mas hoje viemos te mostrar algumas receitas com carne suína defumada, para você surpreender na cozinha! Confira:

Costelinha suína no barbecue
A clássica receita saborosa, que todo mundo ama!

Ingredientes: Tempero em pó para churrasco (dryrub), 1 copo de açúcar (demerara ou mascavo), 1/2 copo de sal, 2 colheres (sopa) de lemon pepper, 2 colheres (sobremesa) de alho em pó, 2 colheres (sobremesa) de cebola em pó, 1 colher (sobremesa) de cominho, 1 colher (sobremesa) de pimenta cayena, 1 colher (sobremesa) de pimenta preta (misture todos estes temperos até que fique homogêneo), 1 ripa de costela suína Alegra (aproximadamente 1,5kg).

Modo de preparo: Pegue o dryrub e passe até cobrir a carne por inteiro, em todos os lados. Não é necessário utilizar todo o dryrub, apenas certifique-se de que ele esteja preenchendo a carne por inteiro. Para preparar a carne na churrasqueira, coloque carvão apenas de um lado e acenda. Aguarde o momento em que o carvão já queimou e se tem somente a brasa. Pegue uma assadeira e coloque serragem ou pequenas lascas de madeira. Então coloque a assadeira sobre a brasa. O próximo passo é colocar a costela: a peça de carne deve ficar a uma altura de, aproximadamente, 70 cm do fogo no lado oposto ao carvão, para que não receba o calor diretamente (a temperatura onde a costela deve estar não pode passar dos 150ºC). Cubra a churrasqueira com papel alumínio ou celofane para que a fumaça gerada pela madeira circule lá dentro. Vire a costela periodicamente para que doure por igual, durante 4 horas. Após as 4 horas, retire a costela da churrasqueira, pincele o molho barbecue de sua preferência sobre a peça, embrulhe em papel alumínio ou celofane e volte à churrasqueira por mais duas horas para finalizar.

Quirera com carne suína defumada
Uma receita perfeita para os dias frios!

Ingredientes: 500 g carne suína Alegra em pedaços médios defumada (pode ser costelinha), 200 g de linguiça portuguesa em cubinhos, 100 g de bacon em cubinhos, 2 xícaras (chá) de quirera de milho (canjiquinha), 1/2 cebola picada, 2 dentes de alho picadinhos, 1/4 de pimentão vermelho picado, 1 tomate picado, 1 folha de louro, 1/2 colher (chá) de páprica defumada, 1 colher (chá) de pimenta calabresa, 1/2 maço de cheiro verde picado, sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo: Lave a quirera de milho, escorra e reserve. Aqueça uma panela grande e comece refogando o bacon, em fogo alto. Em seguida, junte a carne suína e mexa até dourar bem, e por último coloque a linguiça portuguesa. Acrescente a cebola, o alho, o pimentão e o tomate e misture bem por alguns minutos. Junte a folha de louro e a páprica defumada, cubra com água e deixe cozinhar por 10 minutos tampada e com o fogo baixo. Passado o tempo, junte a quirera, misture bem, mantenha o fogo baixo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, até que esteja amolecida. Se necessário, junte um pouco mais de água quente, depende do seu gosto (mais sequinha ou mais cremosa). Prove e acerte o sal (lembre-se que a linguiça e o bacon já são bem salgados). Junte a pimenta do reino, a pimenta calabresa e o cheiro verde, misture bem e se já estiver no ponto desligue o fogo. Está pronta!

Se você sabe alguma receita com carne suína defumada, compartilhe com a gente!

Você sabia que os produtos defumados da Alegra são naturalmente defumados em estufas de tecnologia alemã? No ponto certo para você se surpreender! Encontre o ponto de venda mais próximo e experimente!

FONTESACidadeON, O que vai ter na janta

 

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades Alegra!

   

Comentários

Você também vai gostar das publicações abaixo: