12 de April de 2019 Qual a diferença entre presunto e apresuntado?

Qual a diferença entre presunto e apresuntado?

Presunto ou apresuntado? Vários pratos são feitos com essas iguarias e apesar de ser um alimento do cotidiano do brasileiro, muitas pessoas ainda não sabem a diferença entre os dois. Por isso, explicamos sucintamente suas distinções e trouxemos um prato especial para você aprender e preparar na sua casa.

Presunto vs Apresuntado

Sendo a parte mais nobre do suíno e que possui baixo teor de gordura, o presunto é feito totalmente do pernil e preferencialmente com peças inteiras, pois quanto maior for o pedaço, melhor ele fica. Na produção é feita uma injeção de salmoura (água e sal), e o presunto é massageado e embrulhado em embalagem plástica para ser cozido.

Para a produção do apresuntado, pode ser usado diferentes cortes da carne suína e em menor quantidade. Sua composição contém mais gordura e menos proteína do que o presunto, o que torna o produto mais em conta.

Quando falamos de sabor, os dois são bem parecidos, podendo substituir facilmente um pelo outro em várias receitas. E por falar em receita, que tal vermos um delicioso prato com presunto ou apresuntado?

Enroladinho de presunto/apresuntado

Os ingredientes que você vai precisar são:

   1 xícara de leite

   1 ovo

   1/2 xícara de óleo

   2 colheres de sopa de açúcar

   1 colher de chá de sal

   400g de farinha de trigo

   10g de fermento biológico seco

   Fatias de presunto ou apresuntado Alegra

   Fatias de queijo mussarela

  1 gema batida com 1 colher de óleo

Para o preparo, misture o leite, o ovo e o óleo e acrescente aos poucos o açúcar, sal, farinha de trigo e fermento. Após colocar todos os ingredientes em um recipiente, mexa a massa com as mão até se tornar bem lisa, cubra-a e deixe descansar por cerca de 30 minutos.

Passado o tempo de descanso, divida a massa em três partes iguais e estique-a com um rolo em formato retangular. Recheie com Presunto ou Apresuntado Alegra, queijo e orégano, enrole a massa e a coloque em uma forma untada.

Para finalizar e dar aquele aspecto dourado, pincele com gema batida e leve ao forno preaquecido à 200ºC por aproximadamente meia hora.

Você vai adorar esse enroladinho. Fica saboroso, com a massa bem macia por dentro e crocante por fora. Gostou? Então, confira mais receitas em nosso blog e fique por dentro de todas as novidades!

FONTES: Frigorick, Vai comer o quê?

 

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades Alegra!

   

Comentários

Você também vai gostar das publicações abaixo: