03 de August de 2018 Os segredos para uma marinada de carne suína perfeita

Os segredos para uma marinada de carne suína perfeita

O segredo para deixar a carne suína mais irresistível é a famosa marinada. A mistura de condimentos intensifica e agrega sabor e maciez ao corte. Cada pessoa tem o seu segredo para deixar o prato único, mas alguns ingredientes são coringas para preparar a carne suína.

Dentes de alho, rodelas de limão, louro, alecrim, pimenta e sal a gosto não podem faltar na sua cozinha se você deseja preparar uma marinada. Por aqui já falamos os temperos básicos que são ótimos para usar na carne suína no preparo do dia a dia. Vale a pena dar uma olhadinha, porque facilitam a rotina de cozinhar.

Vinagres, sucos cítricos, vinhos e até mesmo a cerveja e a cachaça podem estar presentes na lista de líquidos da marinada.

Confira abaixo algumas dicas importantes para deixar o seu corte suíno Alegra sempre suculento e saboroso:

 

Combinação básica para marinada de carne suína
A base da marinada é feita com três itens: elementos aromáticos (ervas e especiarias), legumes (alho, cebola, salsão ou cenoura) e um líquido ácido (vinagre, limão ou vinhos). A partir dessa combinação você pode fazer a marinada que desejar e criar sabores diferentes.

Líquidos para a marinada de carne suína  
Os líquidos ácidos ajudam a amaciar as fibras das carnes mais firmes e intensificam o sabor dos cortes.  Entre as bebidas, o vinho é o mais usado na marinada. Porém, também é possível usar cervejas, cachaças, vinagres e sucos de frutas ácidas, como o limão. É importante redobrar a atenção com bebidas adocicadas, pois o açúcar pode predominar no sabor da carne. No entanto, é uma questão de gosto.

Vinho tinto ou vinho branco na carne suína?  
Para quem está se aventurando no preparo da marinada fica em dúvida de qual vinho escolher: tinto ou branco? Uma forma de responder e simplificar essa dúvida é seguir a regra da bebida à mesa. Desta forma, vinhos brancos combinam com carnes brancas, vinhos tintos harmonizam com carnes vermelhas. É importante optar por vinhos tipo seco. E para não errar na quantidade, a medida é usar uma garrafa de vinho para cada 3kg de carne.

O preparo da marinada leva sal?  
Alguns chefs preferem eliminar o sal do mix de ingredientes, porque o sal pode “cozinhar” a carne suína e alguns cortes podem perder a umidade. A solução é salgar a marinada minutos antes do cozimento. Duas colheres de sal grosso é a medida ideal para cada 3kg de carne suína.

O melhor recipiente para a marinada
O saco de marinar foi criado para cobrir toda a superfície da carne. Além de ser muito prático. Porém, se você não tiver na sua casa, existe a opção de usar sacos plásticos limpos e que não são tóxicos. Os recipientes mais indicados para marinar são os de louça, cerâmica, vidro e de aço inoxidável. Recipientes de alumínio e plástico podem interferir no sabor e no aroma da carne.

Tempo de marinada da carne suína   
Quanto mais tempo o corte marinar, mais o sabor vai penetrar no alimento. É importante considerar, também, o tamanho da peça. Cortes inteiros, como pernil, precisa de um tempo maior para absorver o aroma e o sabor. Para cortes com mais de 1kg, 12h são ideais para deixar a peça de molho.  Seis horas bastam para as peças menores. Se o corte veio fatiado, como algumas linhas dos produtos que Alegra oferece, o tempo é bem menor e vai da sua disponibilidade. A partir de 20 minutos o corte já pega o sabor do mix de especiarias.

Técnica francesa infalível de marinada
O “Bouquet Garni” é uma técnica francesa de aromatizar a carne sem que as ervas se misturem à  marinada. Os temperos são amarrados com um barbante ou colocados em um saquinho permeável. A combinação clássica inclui uma folha de louro, três galhos de salsinha e um ramo de tomilho. Há variações que incluem salsão, alecrim e alho poró. A mistura de temperos deve entrar na marinada e na hora do cozimento, e deve ser retirada no final do preparo.

Marinada na geladeira  
Os alimentos de molho devem sempre ficar na geladeira. Assim que preparar a marinada, tampe o recipiente e a mantenha refrigerada até o momento do cozimento.

A marinada nada mais é do que a excelente combinação de ervas frescas e secas e especiarias. Então, combine os condimentos que mais agrada o seu paladar e dos seus convidados.

Agora, se você deseja mais praticidade no seu dia a dia, além de corte inteiros e fatiados, a Alegra oferece um linha de cortes suínos temperados perfeitos para preparar uma rápida refeição ou para servir algo mais elaborado para um convidado especial.

Veja onde encontrar os produtos Alegra pertinho de você, e experimente!

 

Fontes: Destemperados e Comidas e Bebidas.  

Comentários

Você também vai gostar das publicações abaixo: