19 de August de 2019 O que é e como fazer Lamen?

O que é e como fazer Lamen?

O lamen (ou ramen, como é pronunciado) é um prato tradicional do oriente, mais precisamente na China e Japão. Suas origens se deram na China, mas se tornou tão conhecido e apreciado no Japão, que hoje em dia o país é a “terra do lamen”. Por ser uma receita barata e fácil de fazer, o lamen conquistou o Japão rapidamente, no período pós Segunda Guerra Mundial.

   Mas o que é lamen?

Ele pode reunir diversos ingredientes que, juntos, trazem muito sabor, mas a base do prato consiste em um bowl com caldo quente e macarrão oriental. É muito versátil: você mesmo pode escolher o que colocar no seu, mas a receita original de lamen vai carne suína e é uma verdadeira delícia!

   Quais são os tipos de lamen?

Existem muitos jeitos de fazer um lamen. Primeiro, você deve pensar no tempero do caldo. As três opções mais conhecidas são: shio (sal), shoyu (molho de soja) ou miso (pasta de soja e arroz fermentados). Então, tem a classificação da origem do caldo: natural ou industrializado. Muitas casas no Japão preparam os caldos de forma totalmente natural e artesanal, utilizando apenas ossos de animais, legumes, vegetais, shitake e outros ingredientes, mas tem lugares que podem usar os industrializados, esses possuem corantes e realçadores de sabor. Outra divisão é a leveza do caldo: kotteri (são pesados/grossos) e assari (são mais leves/finos). Para fazer o caldo do seu lamen, o mais comum é usar ossos de animais, como suíno, frango, boi e peixe. Para deixá-lo ainda mais saboroso, complemente com algas, frutos do mar, cogumelos, vegetais e legumes.

Agora que você já sabe quais são as opções mais conhecidas e algumas das variedades possíveis, vamos te ensinar uma receita de lamen com carne suína para você fazer aí na sua casa! Para conferir mais receitas com carne suína, clique aqui.

   Lamen com curry e costelinha suína Alegra

Ingredientes – Massa do lamen:
– 3 medidas de farinha de trigo;
– 1 medida de farinha de semolina;
– 1 medida de água kansui;
– 1 gema.

Modo de preparo – Massa do lamen:
Em um bowl, misture bem os ingredientes para preparar a massa. Não amassar. Enrole em plástico filme e leve à geladeira por aproximadamente 15 minutos. Abra a massa na mão. Corte-a finamente. Ferva água e cozinhe a massa por um minuto, apenas. Seque-a.

Ingredientes – Caldo:
– ½ cebola;
– 1 medida de caldo pronto;
– 2 dentes de alho;
– vinagre de arroz;
– Katsuobushi (flocos de peixe);
– Naruto, alho-poró;
– shoyu, saquê, curry, sal.

Modo de preparo – Caldo:
Faça uma pasta com a cebola, alho, alho-poró, vinagre de arroz, shoyu, saquê e katsuobushi (flocos de peixe) e naruto. Bata todos esses ingredientes no liquidificador. Coloque em uma panela com azeite para dar uma esquentada e coe esta pasta no caldo. Coloque um pouco de shoyu. Deixe esquentar, sem ferver, para poder incorporar tudo. Bote curry a gosto. Experimente e acerte o sal.

Ingredientes – Toppings (acompanhamentos):
– 1 ovo;
– 1 costelinha suína Alegra;
– 3 dentes de alho;
– farinha de rosca;
– Katsuobushi;
– Naruto
– cebolinha, azeite, alga.

Modo de preparo – Toppings (acompanhamentos):
Cozinhe um ovo por aproximadamente cinco minutos, para deixar mollet. Corte três dentes de alho, em fatias, e frite no azeite. Fatie a cebolinha bem pequenininha. Pegue uma costelinha suína, corte um pedaço pequeno, empane com farinha de rosca e frite. Utilize a alga, o katsuobushi e o naruto como toppings.

Para montar, coloque o caldo, o lamen e disponha os toppings em cima. Prontinho!

FONTES: Gastrolandia, Band, Pão de Açúcar

 

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades Alegra!

   

Comentários

Você também vai gostar das publicações abaixo: