18 de November de 2019 O que é e como fazer Choripan

O que é e como fazer Choripan

Você já ouviu falar em Choripan? Este delicioso sanduíche com molho chimichurri, linguiça e pão se originou na Argentina, onde até hoje é bastante popular. A receita é tão boa que se propagou por toda a América Latina: o choripan é muito consumido pelos argentinos, uruguaios e chilenos. O nome “choripan” é um acrônimo de chorizo – como é chamada a linguiça nas regiões de língua espanhola – com pan, que significa pão. É uma receita com carne suína muito prática e deliciosa!

Origem
Pode-se dizer que a origem do choripan foi em meados do século XIX, quando as pessoas de áreas rurais tinham o costume de assar linguiça para comemorar algo especial. Com isso, surgiu a tradição de comê-la com pão. Logo, essa ideia foi disseminada nas cidades e se popularizou ainda mais no ambiente urbano, assim como vemos nos dias atuais.

Molho
O molho utilizado na receita original é o chimichurri, e ele serve para temperar a linguiça e deixar o sabor ainda mais marcante. É bem parecido com o nosso vinagrete, mas é mais elaborado: feito à base de coentro, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha moída, pimentão, louro, pimenta preta, mostarda em pó, salsão, vinagre e azeite de oliva; mas existem outros tipos de chimichurri conforme a região.

Confira como fazer o seu choripan abaixo!

Receita de choripan
Molho
Ingredientes: Salsinha, 1/2 dente de alho, 20ml de vinagre de maçã, orégano seco, 1/2 pimenta dedo-de-moça, páprica picante a gosto, raspas de limão siciliano, suco de 1/4 de limão siciliano, pimenta do reino a gosto, azeite.

Sanduíche
Ingredientes: 1 linguiça suína, azeite, 1 pão francês.

Modo de preparo: Para o chimichurri, pique as ervas e a pimenta em pedaços pequenos irregulares, adicione todos os ingredientes no pilão e macere, adicionando o azeite aos poucos até o ponto de um molho pesto. Em uma frigideira em fogo médio, adicione um fio de azeite e coloque a linguiça, não mexa até dourar bem de um lado. Vire a linguiça e espere dourar do outro lado. Tire a linguiça da frigideira e corte-a ao meio no sentido vertical, deixando uma pequena parte para unir as metades e abrir bem. Volte para a frigideira com a parte interna para baixo. Pressione-a levemente contra a superfície para que tudo entre em contato com a chapa. Corte o pão francês no meio e coloque na mesma frigideira da linguiça com o miolo em contato com a chapa. Monte o sanduíche, passando mostarda nas duas partes do pão, adicione a linguiça e o chimichurri. Pronto!

Quer aprender outras receitas com carne suína? Clique aqui!

FontesGNT, Geonauta

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades Alegra!

   

Comentários

Você também vai gostar das publicações abaixo: