01 de November de 2019 Novembro Azul: a Alegra apoia esta causa

Novembro Azul: a Alegra apoia esta causa

O mês de novembro também tem uma cor e um significado muito importante para a sociedade e, principalmente, para os homens: é o Novembro Azul, o mês de conscientização e prevenção contra o câncer de próstata. Além disso, o movimento global também tem o objetivo de chamar a atenção para a saúde integrada do homem, porque cuidar da saúde é fundamental! No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o intuito de promover uma verdadeira mudança de paradigmas, quando o assunto é a ida dos homens aos serviços de saúde.

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que foram mais de 68 mil novos casos da doença em 2018. Por isso, é preciso reforçar a importância do diagnóstico precoce e da prevenção dessa doença. Confira as dicas abaixo:

   Diagnóstico precoce

A única forma de garantir a possível cura do câncer de próstata é através do diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de qualquer sintoma, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou de 50 anos sem estes fatores, devem procurar um médico especialista para conversar sobre o exame de toque e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cuide-se!

   Exames periódicos

Os exames periódicos são imprescindíveis para manter um cronograma de prevenção de doenças, em geral. Francisco Norberto, Coordenador Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, destaca alguns testes e exames que precisam ser realizados com frequência:

  • Verificação da pressão arterial
  • Hemograma completo e testes de urina
  • Teste de glicemia, para prevenção de diabetes
  • Atualização da carteira vacinal
  • Verificação do perímetro abdominal e teste de IMC

   Alimentação balanceada

Alguns hábitos saudáveis podem ajudar a evitar doenças em geral, como por exemplo: ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos regularmente e fazer exames rotineiros.

A Alegra apoia o Novembro Azul e reforça que a saúde do homem merece atenção e cuidado. Previna-se!

FontesBVSMS, Fundação do Câncer

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades Alegra!

   

Comentários

Você também vai gostar das publicações abaixo: