09 de April de 2019 Mitos e Verdades: o paciente em quimioterapia pode consumir carne suína?

Mitos e Verdades: o paciente em quimioterapia pode consumir carne suína?

A alimentação é um ponto fundamental para a saúde e o bem-estar de qualquer pessoa. E para quem está em período de tratamentos, como a quimioterapia por exemplo, a tendência é fazer muitas pesquisas na internet para saber o que pode ou não comer. O grande problema é que existem vários conteúdos contraditórios e o que muitas vezes encontram são recomendações para não consumir alimentos que nem sempre precisam ser descartados.

Por exemplo: algumas pessoas ainda têm a visão de que a carne suína é um alimento gorduroso e prejudicial e, por isso, frequentemente surge essa dúvida nos pacientes em tratamento oncológico: afinal de contas, o paciente em quimioterapia pode consumir carne suína?

É um MITO e não se deve acreditar que a carne suína precisa ser cortada do cardápio pois, assim como qualquer tipo de carne, existem os cortes com maior percentual de gordura mas, também, existem cortes magros e saudáveis que, se comparado a outras carnes, possuem maior fonte de vitaminas e nutrientes. Por isso, o paciente em quimioterapia pode consumir carne suína sim!

Recomenda-se que sejam consumidos cortes magros como o lombo e o pernil, preferencialmente grelhados ou assados. Estes possuem vitaminas do complexo B como B6 e B12, que contribuem para a cicatrização, minerais essenciais para o organismo incluindo zinco e selênio, que combatem aos radicais livres atuando como antioxidantes, além de ferro e magnésio que auxiliam na prevenção da anemia.

Mas é claro que todos esses benefícios não são um convite para comer a vontade, pois tudo que é consumido em quantidades exageradas não é bom para a saúde. E, se você está em fase de tratamento, lembre-se de conversar com os médicos responsáveis e tirar todas as dúvidas a respeito da sua alimentação.

Gostou da ideia de incluir a carne suína no cardápio? A Alegra disponibiliza um acervo de receitas com pratos deliciosos como o Lombo ao molho de limão, para incluir em uma dieta saudável e saborosa. Confira!

FONTE: Vencer o câncer, wecare

 

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades Alegra!

   

Comentários

Você também vai gostar das publicações abaixo: