30 de August de 2019 Especial Alegra: Dia Internacional do Bacon

Especial Alegra: Dia Internacional do Bacon

O bacon dispensa apresentações: é um dos cortes suínos mais apreciados no mundo todo, principalmente pelo sabor inigualável e marcante! Você sabia que existe uma data especial só para ele? O Dia Internacional do Bacon foi inventado em Massachusetts (EUA), em 2000, e é comemorado sempre um dia antes do feriado do trabalho americano (Labour Day, que acontece na primeira segunda-feira do mês de setembro). A data viralizou e, em várias cidades do país, acontecem feiras e eventos onde só podem ser servidos pratos que tenham o bacon como ingrediente principal. Uma verdadeira degustação para os “bacon lovers”!

Para comemorar a data em grande estilo, vamos te contar curiosidades e outros detalhes sobre o bacon. Confira:

   Como surgiu?

Durante toda a Idade Média, a palavra “bacon” era usada para se referir ao suíno por inteiro. Embora muita gente ache que o bacon surgiu nos Estados Unidos ou Inglaterra, algumas fontes indicam que ele tem origem na Alemanha. Na época medieval, existia a palavra alemã bak, que significava um tipo de corte de carne, e não necessariamente o suíno em si. Com isso, os franceses acabaram adotando essa palavra para o seu vocabulário, e provavelmente foi assim que a palavra acabou ficando cada vez mais conhecida. Mas foi só no século XVII que o bacon começou a ser entendido como uma parte do suíno, através do método de invenção inglesa ao qual é processado (cura e defumação).

   Como é feito?

O bacon é preparado a partir das camadas de pele do suíno, geralmente da barriga e incluindo uma parte do lombo, que são praticamente as mesmas matérias-primas do torresmo ou toucinho. É resultante de uma técnica para conservar a carne, por meio de cura e defumação. O processo inicia-se com a salga e cura da barriga do suíno e, posteriormente, acontece a defumação.

Curiosidade: um suíno saudável de 100 kg produz, aproximadamente, 10 kg de bacon! Só nos EUA são produzidos mais de 900 mil toneladas por ano, sendo que 70% deles são consumidos no café da manhã.

   Versatilidade

Os amantes de bacon não têm hora nem local para degustá-lo: ele serve como ingrediente no café da manhã, almoço, lanche, janta e até mesmo em sobremesas. É muito versátil e traz um toque especial para qualquer prato!

“Aqui no Brasil, mesmo que o dia não seja comemorado tão amplamente, podemos celebrar, pois o bacon é consumido em grande escala pelos amantes da carne suína. A paixão é igual, mesmo que não seja tradição do brasileiro consumi-lo no café da manhã”, comenta Amauri Castro, da área de marketing aqui da Alegra.

Para comemorar o Dia Internacional do Bacon, confira uma receita imperdível com esse ingrediente tão delicioso!

Farofa de Banana com Bacon Alegra

Imagem: A Casa Encantada

Ingredientes: Azeite, 2 colheres de manteiga, bacon em cubos Alegra (a gosto), 2 bananas, 150g de farinha de mandioca, sal (a gosto), pimenta do reino (a gosto), cebolinha (a gosto).

Modo de preparo: Em uma panela bem quente, coloque um fio de azeite de oliva e o bacon para fritar. Quando o bacon estiver dourado, acrescente as 2 colheres de manteiga. Assim que a manteiga derreter, adicione as bananas e deixe ferver. Ao levantar fervura, adicione a farinha de mandioca. Misture bem e desligue. Para finalizar, acerte o sal e decore com cebolinha. Pronto!

Gostou? Então comemore esse dia especial com muito Bacon Alegra!

FONTESDiário dos Campos, UOL, It Burger

 

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades Alegra!

   

Comentários

Você também vai gostar das publicações abaixo: