05 de August de 2019 Dia Nacional da Saúde: mais saúde com carne suína

Dia Nacional da Saúde: mais saúde com carne suína

Dia 5 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Saúde! Não só neste dia, mas com frequência, é bom parar para refletir: como está a sua saúde? Você tem se exercitado regularmente? E a sua alimentação, tem sido balanceada? Falando nisso, uma proteína que é ótima aliada da alimentação é a carne suína! Confira abaixo alguns benefícios:

Possui cortes magros que auxiliam na dieta

A carne suína possui cortes magros que são ideais para quem quer manter o peso corporal na faixa ideal, conforme idade/altura! Comparando com cortes de carne bovina ou de frango, estes cortes suínos são ainda menos calóricos. Por exemplo, um lombo suíno sem capa de gordura possui 109 kcal, enquanto uma sobrecoxa de frango sem pele possui 121 kcal e uma carne bovina magra possui 155 kcal.

Proteína de alto valor biológico

A carne suína é rica em proteínas de alto valor biológico, que contribuem para uma boa saúde dos músculos; quando quebradas, estas proteínas formam aminoácidos essenciais, que são necessários para a manutenção da massa magra. Dependendo da quantidade consumida, a carne suína atende as necessidades diárias de proteína!

Mais sabor na dieta

Se você está enjoado de comer frango e peixe na dieta, a carne suína é uma ótima opção para trazer mais sabor às suas refeições. Os cortes suínos são muito versáteis e você pode combinar com diversos acompanhamentos ou temperos, para variar nos sabores e estilos de pratos.

Receitas saudáveis

Encontrar receitas e replicá-las em casa é uma verdadeira delícia! Abaixo, uma receita saudável com carne suína para você apreciar:

Lombo assado com vegetais tostados
Para este tipo de preparo, recomenda-se o uso de uma marinada prévia.

Modo de preparo:
Coloque uma peça de lombo em uma assadeira e adicione os temperos para a marinada: vinho branco, suco de limão, um pouco de mel, alho amassado, hortelã picada, sal e pimenta. Deixe a carne temperando na geladeira por pelo menos 1 hora.

Na assadeira, adicione batatas-bolinhas ou batata-doce em cubos e outros vegetais de sua preferência, como beterrabas picadas, cenouras, vagens, etc.

Tempere os vegetais com sal e um pouco de azeite. Cubra a carne com papel-alumínio e leve ao forno alto por, aproximadamente, 40 minutos (depende do tamanho da carne). Retire o papel-alumínio e termine de assar em forno médio, para dourar por, aproximadamente, 20 minutos. Sirva a carne e os vegetais regados com os líquidos da assadeira.

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