21 de May de 2019 Conheça os principais pratos asiáticos com carne suína

Conheça os principais pratos asiáticos com carne suína

Você sabia que a carne suína é a carne mais consumida no mundo, principalmente em países como China e Japão? A proteína que os asiáticos mais consomem vem do suíno {evitamos porco, ok} e, além disso, a criação destes animais é tradição (mais da metade do plantel sai de criadouros “caseiros”). Existem inúmeras formas de preparar carne suína como base na gastronomia destes países. Pratos como Tonkatsu, Shogayaki e Gyoza são bem populares… Você já experimentou?

Separamos alguns dos pratos que fazem parte dessa culinária para você se arriscar na cozinha e provar novos sabores!

Tonkatsu

O Tonkatsu é o prato suíno mais famoso do Japão: é uma costeleta empanada, frita e servida com molho (pode ser feito com filé suíno ou lombo). Este prato é bem versátil: pode ser consumido com repolho cru e arroz como acompanhamentos; fatiado em uma tigela de arroz quente, com cebolas e ovo; com curry japonês e arroz; ou também como sanduíche, com pão e molho. Delicioso!

Shogayaki

O Shogayaki é um prato típico feito com lombo suíno e gengibre. É fácil e rápido de ser preparado e, por isso, é muito comum nas casas japonesas. Depois do Tonkatsu, é considerado o segundo prato com carne suína mais popular do Japão. O Shogayaki é um prato muito antigo, vem lá do início da cultura japonesa, sendo bem tradicional e “do dia a dia”. É feito com gengibre frito no shoyu e carne suína frita, ideal para ser servido com gohan (arroz japonês)!

Gyoza

Massa fina de farinha de trigo com recheio de carne suína e legumes picados cozidos: isso é o Gyoza! Muitas vezes as pessoas se referem ao Gyoza como o pastelzinho japonês ou chinês (e tem até receitas que utilizam massa de pastel para fazê-lo). É um prato originalmente da China, mas foi adaptado para o paladar japonês ao longo dos anos. Esse prato típico se tornou uma das principais entradas em restaurantes japoneses, sendo consumido principalmente com um molho feito de vinagre de arroz, shoyu e óleo de gergelim.

Dumplings

A receita de Dumplings possui um significado cerimonial na China: são a comida oficial do Ano Novo chinês, pois segundo a cultura chinesa, os bolinhos atraem saúde. Os Dumplings são pequenas trouxinhas de massa de farinha de trigo, que podem ser cozidas, feitas no vapor ou fritas, e possuem diversos tipos de recheios que variam entre carne suína, frutos do mar, legumes… É um dos pratos asiáticos com carne suína mais versáteis da culinária, por terem uma variedade enorme de recheios!

Porco Char Siu (ou porco assado cantonês)

Um prato muito famoso nos restaurantes chineses é o Porco Char Siu (ou porco assado cantonês). É também conhecido como “BBQ Chinês” e pode ser servido sozinho, acompanhado de arroz ou massa cozida. A carne suína é marinada em um molho adocicado e pode ser colocada em espetos para preparar no forno. É muito saboroso!

Porco agridoce chinês

O mundo conhece este prato como sweet and sour pork – que significa carne suína agridoce. É um dos principais pratos típicos da China, sendo conhecido em todos os cantos do país. Segundo a tradição, a receita de carne suína agridoce teria surgido durante o governo do Imperador Qin Shihuang, entre 221 e 207 a.C – sim, há 2200 anos. Tradicional e delicioso!

Só de ver essas receitas já deu água na boca, né?! Agora é só reunir os amigos e a família para testar alguma delas! Conte para nós o resultado depois 🙂 Se quiser ver mais receitas com carne suína, clique aqui!

FONTES: Coisas do Japão, 360 Meridianos, Portal Suíno e Aves

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades Alegra!

   

Comentários

Você também vai gostar das publicações abaixo: