15 de December de 2017 Como resfriar, congelar e descongelar as carnes Alegra

Como resfriar, congelar e descongelar as carnes Alegra

Muitas pessoas nos questionam qual a melhor forma de congelar as carnes e manter sua qualidade, sabor, nutrientes e maciez intactos. Por isso preparamos 6 dicas de como resfriar, congelar e descongelar as carnes Alegra:

  1. Transporte
    O processo de preservação das carnes começa ao fazer a sua compra. Recomendamos que você deixe os produtos resfriados ou congelados para serem adicionados ao carrinho apenas na hora de seguir para o caixa. Assim você evita que os produtos fiquem muito tempo sem o resfriamento necessários para a preservação da qualidade.
  2. Resfriamento
    Se você optar por apenas resfriar as carnes, deve colocá-las diretamente na geladeira e consumir em até 72h após a compra. As carnes embaladas a vácuo podem ser armazenadas sem abrir a embalagem. Recomendamos que você coloque as carnes compradas em bandejas ou sacos plásticos em algum recipiente para evitar que o líquido da carne escorra em outros alimentos da geladeira. Carnes que estejam fora de qualquer embalagem devem ser mantidas em recipientes hermeticamente fechados, para evitar contaminação e ressecamento.
  3. Congelamento
    Se a sua intenção é armazenar as carnes por mais que 3 dias, você deve optar pelo congelamento. Carnes embaladas à vácuo devem ser congeladas sem abrir a embalagem. Já as carnes compradas em granel ou bandejas de supermercados devem ser congeladas em sacos plásticos adequados para congelamento. Recomendamos que você retire todo o ar do saco plástico para evitar que a carne sofra alterações de qualidade.
    É importante lembrar que, ao congelar você deve observar o prazo de validade do produto encontrado na própria embalagem.
    Recomendamos ainda que você fracione as carnes em porções menores antes de congelar. Assim você facilita o descongelamento e garante mais maciez e suculência às carnes preparadas.
  4. Descongelamento
    Para descongelar, passe as carnes congeladas do freezer para a geladeira. O descongelamento perfeito deve ser feito de maneira gradativa e natural, sob temperatura de refrigeração, para que os nutrientes e suculência da carne sejam mantidos.
  5. Como acelerar o descongelamento
    Esqueceu de descongelar a carne com antecedência e precisa dela para a sua receita? A melhor opção é colocar a carne em uma embalagem bem fechada e descongelar com água fria corrente. Assim você mantém a temperatura e não causa tantos danos a qualidade.

    IMPORTANTE: Nunca descongele a carne em água quente e evite descongelar a carne no micro-ondas.

  6. Recongelar
    É possível congelar uma carne que já tenha sido descongelada, desde que essa tenha sido descongelada lentamente sob temperatura de refrigeração (na geladeira). A carne descongelada sob água fria ou outros métodos não deve ser recongelada pois existe risco de contaminação.

REF: http://carnecomciencia.com.br/8-dicas-para-resfriar-congelar-e-descongelar-carne-adequadamente/

Comentários

Você também vai gostar das publicações abaixo: