26 de June de 2018 10 dicas para chamar os amigos e preparar um churrasco de carne suína

10 dicas para chamar os amigos e preparar um churrasco de carne suína

Você já parou pra pensar que o churrasco é um dos eventos sociais mais legais que existe?

É isso mesmo! Independente da ocasião, um churrasco é muito bem-vindo. Mas assistir futebol – seja a final da Copa do Mundo ou um clássico da rodada do Brasileirão – também é motivo para reunir a família e os amigos para, durante horas, saborear deliciosos pratos com carne suína Alegra. Além de ser um estímulo a mais para reunir as pessoas especiais, mesmo com a correria e o cansaço que a semana cheia acarreta no fim de semana.

O melhor encontro acontece em casa mesmo. Restaurantes e bares proporcionam a praticidade, mas nada é mais gostoso do que o conforto do lar, dos cortes preparados pelos amigos que são quase mestres churrasqueiros, e as guarnições que levam os segredos de gerações. Sim, dá trabalho organizar o ambiente, mas dividir o preparo e as tarefas aproximam muito mais a turma e garantem ótimas histórias e risadas.

Mas como preparar um churrasco suíno para os convidados?

Separamos 10 dicas para você fazer o churrasco inesquecível, mas antes de tudo: defina as regras da casa e divida as tarefas. É importante reforçar algumas questões como, por exemplo, se deve ou não contribuir nas bebidas ou levar um acompanhamento para o churrasco. Também é importante explicar quais ambientes que os amigos podem usar, se pode ou não comer na sala de estar. Outro ponto importante é a questão do barulho, é preciso deixar claro aos convidados se os vizinhos são ou não intolerantes ao barulho. Agora vamos as dicas, confira:

  • Escolha o petisco para começar!

Enquanto as carnes principais estão sendo preparadas, a conversa rola melhor acompanhada de petiscos. Você pode optar por um mix de amendoins com castanhas e uva passas – se o grupo curtir essa frutinha polêmica – que combina perfeitamente com cerveja. Agora, se você cresceu fazendo churrascos em família, a entrada indicada deve ser as linguiças Alegra (frescal e a fininha) com farofa temperada e o pão de alho assado e fatiado.

  • Acompanhamento: os clássicos da ocasião

Um churrasco entre a família e amigos só é completo se tiver esses itens acompanhando os cortes suínos: arroz, farofa, vinagrete, salada de maionese e pão. Claro que alguns vão escolher entre o pão e o arroz, mas não pode esquecer de combinar com a turma antes qual vai ser a escolha da vez.

  • Quantidade de carne suína para o churrasco

Para não faltar carne é importante pensar em um média por convidado. Existem pessoas que comem pouco, mas também tem os que são meat losers e o churrasco está ali para ser apreciado até o último pedacinho assado. A média é de 600 gramas de carne por pessoa, se a carne não tiver osso.  Com osso, por exemplo, como a costelinha, calcule 700 gramas de carne por pessoa. Dessa forma, se você for planejar um churrasco para 10 pessoas, somente com carne sem osso,  a quantidade razoável é de 6kg de carne suína Alegra.

  • As melhores carnes para churrasco

Carne de churrasco precisa ser de primeira linha, precisa ser Alegra. Os cortes suínos para a ocasião são: costelinha, pernil, picanha, sobrepaleta, prime rib, t-bone, um mix de espetinho com bacon e, claro, linguiça.

  • Carne suína assada ou grelhada na churrasqueira

Cada corte tem sua particularidade para assar, seu ponto ideal, mas existe a diferença entre assar e grelhar na churrasqueira. O grelhado é feito numa altura de 15cm da grelha e com cortes suínos finos, entre 3 a 4cm de espessura. O assado é feito em espeto, com cortes grandes e inteiros, que ficam cerca de 40cm de distância da brasa e levam mais tempo no fogo.

  • Como acender o fogo

Se você tem menos experiência, pode ser que surjam dificuldade em acender o fogo. Para não ter erro siga essas dicas: com a churrasqueira limpa, sem cinzas, coloque o carvão no formato que lembre uma oca de índio (um montinho de carvão), no meio da churrasqueira – não utilize toda a extensão dela com brasa, pois você vai precisar de espaços distintos de temperaturas da grelha para assar os diferentes tipos de carne. Utilize um pedaço do pacote de carvão para fazer uma bola amassada e coloque-a no meio do montinho de carvão. Aplique cerca de 100ml de álcool líquido na bola de papel, risque um fósforo. Você deve colocar as carnes para assar apenas quando o carvão estiver em brasa, sem labaredas.

  • Saladas

Elas acrescentam o frescor à ocasião. Já citamos neste post algumas opções de saladas que combinam com churrasco e que são ótimas para acrescentar sabor e surpreender os convidados à cada churrasco. Ainda tem a tradicional salada caprese de macarrão que pode substituir o arroz ou a maionese. Uma opção simples de fazer no meio da correria é variar a salada de folhas verdes, incrementando com tomate cereja, nozes e  frutas secas. E se o jogo de futebol rolar durante a semana, não deixe a correria atrapalhar, uma saladinha rápida de cebola e tomates fatiados acrescentam um sabor incrível à refeição.

  • Pães para churrasco

Voltamos a tocar no assunto de um dos clássicos do churrasco, porque existem duas opções  irresistíveis: pão francês e pão de alho. Sério, quem resiste à um pão francês com linguiças frescais Alegra ou o pão de alho assado como entrada? Pães e proteínas combinam sempre e sem contar que eles podem ser degustados a qualquer momento da ocasião.

  • Bebidas

Escolher as bebidas certas completa o sucesso do churrasco. É uma ótima ocasião para surpreender seus convidados e oferecer uma nova experiência gastronômica apostando em cervejas artesanais como Pale Ale, Lager, Pilsen e Weiss. As caipirinhas também são muito bem-vindas! O ideal é oferecer as de cachaças artesanais pratas, porque as envelhecidas possuem um gosto amadeirado e essa característica pode prejudicar a degustação das carnes. Lembre-se de pensar em água, sucos e refrigerante para agradar os variados gostos, oferecer as bebidas geladas e encher as forminhas de gelo horas antes do evento começar. Ah, a carne suína combina também com vinho, mas essa escolha de harmonização vai por conta do gosto dos convidados e detalhes da ocasião.

  • Sobremesas

Se o dia estiver quente, ofereça um mousse, ou então sorvete também combina com churrasco e é uma opção prática. Agora, se o churras acontecer em um dia mais frio, ofereça frutas grelhadas, como banana e abacaxi, acompanhadas de uma bola de sorvete de creme. Você surpreenderá os convidados com capricho e sabor.

Outro detalhe para que o seu churrasco seja nota 1: coloque música antes e depois do jogo. Uma boa playlist facilita a confraternização das pessoas. E não se esqueça de aproveitar cada momento!

Um bom churrasco Alegra pra você!  

Fontes: Papo de Homem e Mais Você.

Comentários

Você também vai gostar das publicações abaixo: